Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Rosana do Socorro Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272632719926848pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor-co1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2886-0702pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.creatorSALDANHA, José Sandro Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9846285527980562pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-23T15:43:27Z-
dc.date.available2023-01-23-
dc.date.available2023-01-23T15:43:27Z-
dc.date.issued2022-01-19-
dc.identifier.citationSALDANHA, José Sandro Sousa. Tecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismo. 2022. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/748-
dc.description.abstractThe interaction of educational technologies has been expanding for special students, aiming at an inclusive education for children with Autism Spectrum Disorder-ASD. In this context, the present analysis sought to develop an application prototype, called TEA Agenda-Autism Spectrum Disorder, which proposes to help children who have mild autism, in fixing their daily routines, promoting more self-confidence, socialization and learning. Being based on the TEACCH program - Treatment and Education for Autistic Children with Communication-related Deficits. This application was developed on the App Inventor 2 platform, which is a free web application programming system, with an easier and more practical interface. Such study had the collaboration of a mother and two children who are brothers and autistic. This application is intended to help autistic children to express themselves, improving their interpersonal, emotional and learning relationships.pt_BR
dc.description.resumoA interação das tecnologias educacionais vem se ampliando para os alunos especiais, visando uma educação inclusiva para com as crianças que possuem o Transtorno do espectro de Autismo-TEA. Nesse contexto a presente análise buscou desenvolver um protótipo de aplicativo, denominado Agenda TEA-Transtorno do Espectro de Autismo, o qual traz a proposta de auxiliar as crianças que possuem autismo leve, na fixação de suas rotinas diárias, promovendo mais autoconfiança, socialização e aprendizado. Sendo baseado no programa TEACCH - Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados com a Comunicação. Esse aplicativo foi desenvolvido na plataforma do App Inventor 2, que é um sistema via web gratuito de programação de aplicativos, com interface mais fácil e prática. Tal estudo contou com a colaboração de uma mãe e duas crianças que são irmãos e autistas. Com esse aplicativo pretende-se ajudar as crianças autistas a se expressarem, melhorando suas relações interpessoais, emocionais e de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Saldanha (sandrosalusa13@gmail.com) on 2023-01-20T19:08:39Z No. of bitstreams: 1 TCC JOSÉ SANDRO S. SALDANHA - ARTIGO TEA 19-01-2023.pdf: 1726617 bytes, checksum: bf259053fcf18776203c11d0813fe107 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-01-23T15:43:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOSÉ SANDRO S. SALDANHA - ARTIGO TEA 19-01-2023.pdf: 1726617 bytes, checksum: bf259053fcf18776203c11d0813fe107 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T15:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JOSÉ SANDRO S. SALDANHA - ARTIGO TEA 19-01-2023.pdf: 1726617 bytes, checksum: bf259053fcf18776203c11d0813fe107 (MD5) Previous issue date: 2022-01-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia assistiva - alunos especiaispt_BR
dc.subjectAutismo - educação inclusivapt_BR
dc.subjectAgenda TEA - aplicativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleTecnologias assistivas na educação inclusiva: aplicativo no auxílio do transtorno do espectro do autismopt_BR
dc.title.alternativeAssistive technologies in inclusive education: aplication in the assistance of autism spectrum disorderpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALDANHA (2022) - Tecnologias assistivas na educação inclusiva.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons