Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/732
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Tecnologia e educação especial: pesquisas de TCC desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá.
Autor(es): GOMES, Antonia Claudia Colins
Primeiro Orientador: GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco
Resumo: As tecnologias podem transformar a vida das pessoas na melhoria da qualidade de vida, acesso rápido e fácil ao conhecimento, troca de informações em diversas áreas. E a educação é uma das beneficiadas por essas ferramentas, pois é realidade e vem modificando o processo educacional deixando-o mais dinâmico, flexível e inovador. Dentro dos processos de ensino e aprendizagem, uma simples avaliação até a formação e aperfeiçoamento docente destaca o desenvolvimento humano e a inclusão social. Considerando essa realidade, o presente estudo surgiu e teve como objetivo descrever as pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Amapá (IFAP) que envolvem tecnologia e ducação especial. Especificamente em identificar que tipo de metodologia de ensino proposta estão sendo adotadas no campo da pesquisa e conhecer quais as ferramentas educacionais são utilizadas. A investigação consiste numa pesquisa de análise documental com abordagem qualitativa, admitindo os TCC publicados no repositórios da biblioteca do IFAP. Após as análises, os resultados apontaram que foi possível perceber que há um avanço nas pesquisas sobre a temática tecnologia e educação especial introduzidas com novas propostas metodológicas, gerando situações adaptadas à aprendizagem, dando ensejo à criação de abordagens inovadoras de acordo com as necessidades e anseios de cada aluno.
Abstract: Technologies can transform people's lives by improving the quality of life, providing quick and easy access to knowledge, and exchanging information in several areas. And education is one of the beneficiaries of these tools, as it is a reality and has been changing the educational process, making it more dynamic, flexible, and innovative. Within the teaching and learning processes, a simple evaluation up to teacher training and improvement highlights human development and social inclusion. Considering this reality, the present study emerged and aimed to describe the research of the Course Conclusion Work (TCC) of the undergraduate courses of the Federal Institute of Amapá (IFAP) that involve technology and special education. Specifically in identifying what kind of teaching methodology proposals are being adopted in the research field and to know which educational tools are being used. The investigation consists of a documental analysis research with a qualitative approach, admitting the TCC published in the IFAP library repository. After the analysis, the results pointed out that it was possible to notice that there is an advance in research on the theme of technology and special education introduced with new methodological proposals, generating situations adapted to learning, giving rise to the creation of innovative approaches according to the needs and desires of each student.
Palavras-chave: tecnologia
educação especial
educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: GOMES, Antonia Claudia Colins. Tecnologia e Educação Especial: pesquisas de TCC desenvolvidas no Instituto Federal do Amapá. 2022. 15f. Artigo Académico (Pós-Graduação em Informática na Educação) -Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/732
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES (2022) - Tecnologia e Educação Especial.pdf216,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.