Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/726
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Scratch como metodologia na disciplina de geografia amapaense
Título(s) alternativo(s): Scratch technology as a methodology for teaching the geography of Amapá
Autor(es): SILVA, Erick Hermann Facundes
Primeiro Orientador: LIMA, Rosana do Socorro Campos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
Resumo: Este artigo visa demostrar o uso de tecnologia educacional que possa promover, ampliar e incentivar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia do estado Amapá. Este projeto partiu do seguinte problema de pesquisa: Como possibilitar que os estudantes amapaenses conheçam geograficamente os municípios do estado Amapá utilizando o aplicativo SCRATCH? O aplicativo foi desenvolvido na plataforma online do Scratch, que tem como objetivo fundamental de promover conhecimentos através de uma abordagem voltada para disseminação do conhecimento geográfico dos municípios do estado. Esta é uma pesquisa básica; de acordo com a forma de abordagem, trata-se de uma pesquisa quantitativa; quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva; finalmente, quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, em que se buscou tanto produzir novos conhecimentos e mudar uma determinada realidade que se desejou modificar.
Abstract: This article aims to demonstrate the use of educational technology that can promote, expand and encourage the teaching-learning process of Geography in the state of Amapá. This project started from the following research problem: How to enable students from Amapá to know geographically the municipalities of the state of Amapá using the SCRATCH application? The application was developed on the Scratch online platform, which has the fundamental objective of promoting knowledge through a targeted approach to the dissemination of geographic knowledge of the state's municipalities. This is a basic search; according to the approach, it is a quantitative research; as for the objectives, it is a descriptive research; finally, as for the technical procedures, this is an action-research type of research, in which we sought both to produce new knowledge and change a certain reality that we wanted to change.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Scrath - mrtodologia
Geografia - ensino e aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: SILVA, Erick Hermann Facundes da. Scratch como metodologia na disciplina de geografia amapaense.2022. 10f. Artigo Acadêmico (Pós Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/726
Data do documento: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2022) - Scratch como metodologia.pdfArquivo com as alteraçoes solicitadas211,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons