Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/725
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do ensino híbrido e das metodologias ativas à mediação da aprendizagem
Autor(es): PEREIRA, Alcilene Vilhena
COSTA, Joenilda Vilhena da
Primeiro Orientador: CASTRO, Valdiney Valente Lobato de
Resumo: Com o advento das tecnologias e o uso cada vez mais elevado de ferramentas tecnológicas, faz- se necessário a busca por novas formas de ensino, principalmente diante de uma geração que já nasce inserida em uma realidade totalmente diferente do que estávamos acostumados. Assim as metodologias ativas vieram para colaborar com o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, e o Ensino Híbrido promove essa forma inovadora de quebrar de vez com a educação tradicional, e fazer da sala de aula um espaço colaborativo, de interação e aprendizado coletivo. Diante dessa emergência que impacta no processo ensino-aprendizagem, a relação entre professor e aluno é impactada. Eis o problema que se anuncia: como o advento das tecnologias, principalmente no que tange às metodologias ativas e ao ensino híbrido, impactam na mediação da aprendizagem, realizada na relação entre professor e aluno? Diante desse dilema, o objetivo geral do trabalho é analisar como a aprendizagem, mediada entre professor e aluno, pode ser impactada por meio das metodologias ativas e do ensino híbrido, transformações que surgem a partir do advento das tecnologias. Para tanto, optou-se por uma pesquisa tipo bibliográfica com abordagem qualitativa, para análise de dados.
Abstract: With the advent of technologies and the increasing use of technological tools, it is necessary to search for new ways of teaching, especially in the face of a generation that is already born inserted in a totally different reality from what we were used to. Thus, active methodologies came to collaborate with the teaching-learning process in the classroom, and Hybrid Teaching promotes this innovative way of breaking away from traditional education, and making the classroom a collaborative space, for interaction and learning. collective. Faced with this emergency that impacts the teaching-learning process, the relationship between teacher and student is impacted. Here is the problem that emerges: how does the advent of technologies, especially with regard to active methodologies and hybrid teaching, impact on the mediation of learning, carried out in the relationship between teacher and student? Faced with this dilemma, the general objective of the work is to analyze how learning, mediated between teacher and student, can be impacted through active methodologies and hybrid teaching, transformations that arise from the advent of technologies.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ensino híbrido
Mediação pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: PEREIRA, Alcilene Vilhena; COSTA, Joenilda Vilhena da. Do ensino híbrido e das metodologias ativas à mediação da aprendizagem. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/725
Data do documento: 2-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA; PEREIRA (2022) - Do ensino híbrido e das matodologias.pdfatualizado em 23.12 - 15:34336,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons