Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/721
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em curso profissionalizante.
Título(s) alternativo(s): The use of the nearpod application as a pedagogical resource in the teaching and learning process: case study in a professional course.
Autor(es): RABELO, Welson Rodrigues
Primeiro Orientador: LIMA, Rosana do Socorro Campos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
Resumo: A presente pesquisa aborda o estudo de caso de intervenção de recursos digitais na perspectiva de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) inseridas na escolarização, com uso de aplicativo multiplataforma Nearpod, baseados em soluções didáticas inovadoras que podem melhorar nos processos de ensino e aprendizagem quanto pela seleção dos conhecimentos escolares. O objetivo foi integrar a metodologia ativa de aprendizagem com finalidade de desenvolver autonomia por meio de atividades diversificadas para solucionar situações desafiadoras na prática docente. A metodologia utilizada aliou-se a intervenção norteada numa pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa para uma análise mais profunda da narrativa dos formulários aplicados e da observação do ambiente docente em que estão inseridos os educandos. Os resultados mostram a relevância do recurso digital de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, como alternativa eficiente no processo de avaliação da aprendizagem, de modo que otimize o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento e formação crítica em conexão com o educador e educando por intermédio dos dispositivos digitais. Como conclusão tem-se que o uso do aplicativo Nearpod oferece um ambiente educacional inovador, pois facilita a aprendizagem, além de possibilitar que os professores trabalhassem o conteúdo de forma diferenciada.
Abstract: This research addresses the case study of intervention of digital resources from the perspective of Information and Communication Technologies (ICTs) inserted in schooling, using the Nearpod multiplatform application, based on innovative didactic solutions that can improve the teaching processes and learning and the selection of school knowledge. The objective was to integrate the active learning methodology with the purpose of developing autonomy through diversified activities to solve challenging situations in teaching practice. The methodology used was combined with intervention guided by a qualitative and quantitative research for a deeper analysis of the narrative of the applied forms and the observation of the teaching environment in which the students are inserted. The results show the relevance of the digital resource of active teaching and learning methodologies, as an efficient alternative in the learning assessment process, so as to optimize the time of activities in the classroom, favoring the construction of knowledge and critical formation in connection with the educator and student through digital devices. In conclusion, the use of the Nearpod application offers an innovative educational environment, as it facilitates learning, in addition to allowing teachers to work with content in a different way.
Palavras-chave: nearpod
recurso pedagógico
ensino
aprendizagem
pedagogical resource
teaching
learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Informática na Educação
Citação: RABELO, Welson Rodrigues. O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em curso profissionalizante. 2022. 8f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/721
Data do documento: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RABELO (2022) - O uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico.pdfTCC - Artigo acadêmico262,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons