Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/718
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Utilização de recursos educacionais abertos para enfrentamento das dificuldades tecnológicas enfrentadas por professores da rede municipal de ensino de Macapá
Título(s) alternativo(s): Use of open educational resources to face the technological difficulties faced by teachers in the municipal education network of Macapá
Autor(es): SILVA, Daniel Carlos Lira
Primeiro Orientador: RODRIGUES, Andew Hemerson Galeno
Resumo: O uso das mídias digitais e suas tecnologias são fatores que dinamizam a forma de aprender e ensinar do aluno e professor moderno, pois, permitem uma interconexão e flexibilidade fora do ambiente padrão de sala de aula. Seguindo essa linha de conhecimento se tem como objetivo deste artigo trazer à tona o uso das mídias digitais por meio de tutoriais, para auxiliar os professores no uso das ferramentas tecnológicas, onde é possível aprender de forma rápida e prática as principais dificuldades que os professores enfrentam no uso recorrente de aplicativos e ferramentas nos dias de hoje. A metodologia utilizada foi com base na pesquisa bibliográfica, assim como, pesquisa documental, visando um viés prático, por meio de uma pesquisa aplicada, voltada para a coleta de dados com caráter quantitativo. Com o resultado foi possível avaliar o canal do YouTube, Tech Tutoriais, após o preenchimento e participação do grupo de 17 professores da escola municipal, os dados foram coletados e interpretados, tendo uma avaliação positiva e eficaz para o problema proposto.
Abstract: The use of digital media and its technologies are factors that streamline the way of learning and teaching of the modern student and teacher, as they allow interconnection and flexibility outside the standard classroom environment. Following this line of knowledge, the objective of this article is to bring to light the use of digital media through tutorials, to assist teachers in the use of technological tools, where it is possible to quickly and practically learn the main difficulties that teachers face. in the recurring use of applications and tools these days. The methodology used was based on bibliographical research, as well as documentary research, aiming at a practical bias, through applied research, aimed at collecting data with a quantitative character. With the result, it was possible to evaluate the Youtube channel, Tech Tutorials, after completing and participating in the group of 17 teachers from the municipal school, the data were collected and interpreted, having a positive and effective evaluation for the proposed problem.
Palavras-chave: Recurso educacional aberto
Midia digital - tutorial
Tecnologia educacional - ensino e aprendizagem
Recurso digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: SILVA, Daniel Carlos Lira. Utilização de recursos educacionais abertos para enfrentamento das dificuldades tecnológicas enfrentadas por professores da rede municipal de ensino de Macapá. 2022. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/718
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA (2022) - UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS.pdf275 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons