Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/716
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fundamentos para metodologias baseadas em jogos
Título(s) alternativo(s): Elements for games-based methodologies
Autor(es): NUNES, Stephane Mayara Melo
Primeiro Orientador: GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco
Resumo: Este artigo tem como propósito defender o uso da tecnologia e de jogos na educação, bem como apresentar conceitos fundamentais para uma boa prática de ensino no contexto atual, onde a tecnologia fornece a base para uma sociedade completamente imersa em seus benefícios. É uma pesquisa de caráter bibliográfico que analisou a obra de Celso Antunes, Howard Gardner, Marc Prensky e Maria Montessori, partindo dos conceitos de Inteligências Múltiplas e Nativos Digitais, e dos preceitos de métodos que valorizam o bem-estar, criatividade e experiência do aluno, bem como os jogos na educação, com o intuito de fomentar a criação de metodologias de ensino que utilizem a Gamificação, para docentes que possuem pouco conhecimento na área. Os pressupostos teóricos utilizados são direcionados, em sua maioria, à educação infantil, mas oferecem suporte para todas as etapas do ensino, uma vez que a valorização do aluno, seu pensamento crítico e bem estar são o foco principal para metodologias possíveis a partir do exposto neste artigo.
Abstract: This article aims to defend the use of technology and games in education, as well as it presents fundamental concepts for a good teaching practice in the current context, where technology provides the basis for a society completely immersed in its benefits. It is a bibliographic research that analyzed the work of Celso Antunes, Howard Gardner, Marc Prensky and Maria Montessori, basing on the concepts of Multiple Intelligences and Digital Natives, and the precepts of methods that value the well-being, creativity and experience of the student, as well as the use of games in education, aiming to promote the creation of teaching methodologies that use Gamification, for teachers who have little knowledge in this area. The theoretical assumptions used are directed, for the most part, to early childhood education, but also offers support for all stages of education, since the appreciation, the critical thinking and well-being of the student are the main focus for possible methodologies based on what it states in this article.
Palavras-chave: Jogos na educação
Gamificação - metodologia
Tecnologia educacional - jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: NUNES, Stephane Mayara Melo. Fundamentos para metodologias baseadas em jogos. 2022. 11f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/716
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES (2022) - Fundamentos para metodologias.pdf116,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons