Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/715
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sala de aula invertida com aplicação de inteligência artificial: desenvolvimento do chatbot geobot para auxiliar alunos da educação de jovens e adultos na disciplina de geografia.
Autor(es): NERI, Marcio Wendel de Lima
BARBOSA, Raimundo Ferreira
Primeiro Orientador: DIAS, Klenilmar Lopes
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de um agente de conversação chamado Geobot, no contexto da educação de Jovens e Adultos. Neste projeto utilizamos a Plataforma frameworks de código aberto e compreensão de linguagem natural Dialogflow da Google, semelhante a um agente humano. A aplicação desenvolvida a partir da plataforma, tem por objetivo auxiliar os alunos na disciplina de geografia, com a proposta de sala de aula invertida, metodologia ativa, que tem como estratégia de aprendizagem combinar o ensino presencial e online, onde o aluno estuda em casa os conteúdos previamente acessados por uma tecnologia educacional. Nessa metodologia o aluno passa a ser o protagonista do seu aprendizado, o Professor tem o papel de facilitador, mediador e organizador dessa sequência didática. O trabalho traz um panorama das tecnologias utilizadas do processo de construção do agente inteligente e os resultados obtidos através do tratamento e validação dos dados da pesquisa. Após atualizações a aplicação foi disponibilizada para testes e experiências com o usuário.
Abstract: This work presents a study on the development of a conversational agent called Geobot, in the context of Youth and Adult education. In this project we use Google's Dialogflow Platform open source frameworks and natural language understanding, similar to a human agent. The application developed from the platform, aims to help students in the discipline of geography, with the proposal of an inverted classroom, active methodology, which has as a learning strategy to combine face-to-face and online teaching, where the student studies at home content previously accessed by an educational technology. In this methodology, the student becomes the protagonist of his learning, the Teacher has the role of facilitator, mediator and organizer of this didactic sequence. The work brings an overview of the technologies used in the process of building the intelligent agent and the results obtained through the treatment and validation of the research data. After updates, the application was made available for testing and user experience.
Palavras-chave: Chatbot
Inteligência Artificial
Metodologia Ativa
Sala de Aula Invertida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citação: NERI, Márcio Wendel; BARBOSA, Raimundo Ferreira. Sala de aula invertida com aplicação de inteligência artificial: desenvolvimento do chatbot geobot para auxiliar alunos da educação de jovens e adultos na disciplina de geografia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/715
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NERI; BARBOSA (2022) - Sala de aula invertida.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons