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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do 5º ano da disciplina de Matemática: Um Estudo de caso em Escola de Periferia da Cidade de Macapá-AP
Autor(es): BRITO, José Cesar Farias
BARBOSA, Rayana de Souza
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
Resumo: Esta atividade de apresentação de um pré-projeto científico e acadêmico propõe conhecer ideias integradoras, ao qual o objetivo dessa pesquisa é de analisar os métodos de aprendizagem significativa das utilizações dos jogos didáticos como recurso pedagógico no processo do ensino e aprendizagem para conhecer as principais causas que podem levar o aluno do 5ºAno em uma escola de periferia a ter dificuldade em aprender a Matemática. Logo, a proposta é de uma experiência em sala de aula com a aplicação de jogos didáticos para o ensino da Matemática nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, localizada na Zona Norte da cidade de Macapá/AP, na Escola Estadual São Lázaro. Utilizou-se de autores para quem quer entender sobre a relação de professores e alunos no processo de ensinoaprendizagem com intuito de aplicar estratégias pedagógicas para promoverem a inclusão na escola, citando os principais: (BATES, 2017; BELL, 2011; OLIVEIRA, 2019; FREIRE, 2007; KISHIMOTO, 1998:2011; PRADO, 2015; SAMPIERI, 2013; MORAN, 2015; SCHÕN, 2000; TARDIF, 2005). A metodologia se pauta na observação e por um modelo de pesquisa não experimental, pois ela dará suporte durante o estudo das variáveis (tempo, espaço e sujeitos: professor e o aluno) em seu ambiente natural. Quanto ao tipo da pesquisa considerando os procedimentos utilizados é descritivo, a partir de análises diante a uma epidemiologia descritiva para descrever características de determinada população (público-alvo), a partir de aí buscar a realização de uma exploração. Quanto a abordagem será uma pesquisa quantitativa pelo formato do seu objetivo de verificar estatisticamente algumas hipóteses a partir da coleta de dados concretos e quantificáveis. Isso quer dizer que um dos aspectos mais importantes para se desenvolver uma boa pesquisa quantitativa é definir uma amostragem de pesquisa para esclarecimento da problemática. Palavras-chave: Jogos Didático, Ensino, Aprendizagem, Matemáticas
Abstract: This activity of presentation of a scientific and academic pre-project proposes to know integrative ideas, which the objective of this research is to analyze the significant learning methods of the uses of educational games as a pedagogical resource in the teaching and learning process to know the main causes that can make the 5th grade student in a school on the outskirts have difficulty learning Mathematics. Therefore, the proposal is an experience in the classroom with the application of didactic games for teaching Mathematics in the 5th grade of Elementary School I, located in the North Zone of the city of Macapá/AP, at the São Lázaro State School. Authors were used for those who want to understand the relationship between teachers and students in the teaching-learning process in order to apply pedagogical strategies to promote inclusion at school, citing the main ones: (BATES, 2017; BELL, 2011; OLIVEIRA, 2019; FREIRE, 2007; KISHIMOTO, 1998:2011; PRADO, 2015; SAMPIERI, 2013; MORAN, 2015; SCHÕN, 2000; TARDIF, 2005). The methodology is based on observation and a nonexperimental research model, as it will support the study of variables (time, space and subjects: teacher and student) in their natural environment. As for the type of research, considering the procedures used, it is descriptive, based on analyzes based on a descriptive epidemiology to describe characteristics of a given population (target audience), from there seeking to carry out an exploration. As for the approach, it will be a quantitative research by the format of its objective to statistically verify some hypotheses from the collection of concrete and quantifiable data. This means that one of the most important aspects to develop a good quantitative research is to define a research sample to clarify the problem. Keywords: Didactic Games, Teaching, Learning, Mathematical.
Palavras-chave: Jogos Didático
Ensino
Aprendizagem
Matemáticas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citação: BRITO, José Cesar Farias; BARBOSA, Rayana de Souza.O uso dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem do 5º ano da disciplina de matemática: um estudo de caso em escola de periferia da cidade de Macapá-ap.2021.p.51.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/679
Data do documento: 30-Jun-2022
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