Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/643
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O pedagogo em ambiente hospitalar: uma proposta para a unidade de pronto atendimento Florence Souza
Autor(es): FERREIRA, Zilmar Maciel
Primeiro Orientador: CASTRO, Valdiney Valente Lobato de
Resumo: A presente pesquisa discorre sobre a importância do pedagogo hospitalar em um ambiente de saúde. A temática justifica-se devido à importância do profissional de pedagogia atuando dentro de uma unidade de saúde, no processo de ensino com crianças hospitalizadas. Assim, o objetivo principal da pesquisa é analisar a importância do pedagogo em uma unidade de saúde. E para isso, a pesquisa discorreu através de um estudo bibliográfico e documental, de cunho exploratório, na qual se realizou, inicialmente, uma revisão de literatura, meio de pesquisa que permite a busca, a avaliação crítica e a síntese das evidências disponíveis do tema investigado e, por conseguinte, uma pesquisa de campo na unidade de atendimento Florence Souza, UBS do bairro novo horizonte, na cidade de Macapá, realizada por meio da observação direta das atividades e de entrevistas com colaboradores da unidade, sobre o referido tema. Desse modo, o tema traz os resultados da pesquisa realizada em campo, através de gráficos de resultados. Concluímos o trabalho compreendendo que a ação educativa hospitalar passa a compor as diversas transformações pelas quais nosso país vem passando na tentativa dicotômica de colocar a educação e a saúde como direito de todos os cidadãos, pois mesmo reconhecida legalmente, a prática educacional no ambiente hospitalar, ainda não apresenta reconhecimento nesse espaço e na academia.
Abstract: This research discusses a topic of great relevance and fundamental importance focused on the role of hospital educators in a health environment. The theme is justified due to the importance of the professional in pedagogy working within a health unit, in the teaching process with hospitalized children. And for that, the research took place through a bibliographical and documentary study, of an exploratory nature. In which, initially, a literature review was carried out, as a means of research that "allows the search, critical evaluation and synthesis of available evidence on the investigated topic" and, consequently, a field research at the Florence Souza service unit, UBS in the Novo Horizonte neighborhood, in the city of Macapá, carried out through direct observation of activities and interviews with employees of the unit, on the aforementioned theme. And by theme, it brings the results of the research carried out in the field, through result graphs. We conclude the work understanding that the hospital educational action is part of the various transformations that our country has been going through in the dichotomous attempt to place education and health as a right of all citizens, even though legally recognized, the educational practice in the hospital environment , still does not have recognition in this space and in the academy.
Palavras-chave: Pedagogo hospitalar
Unidade de saúde
Crianças
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Pedagogia - EAD
Citação: FERREIRA, Zilmar Maciel. O pedagogo em ambiente hospitalar: uma proposta para a unidade de pronto atendimento Florence Souza. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/643
Data do documento: 30-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Pedagogia - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA (2022) - O pedagogo em ambiente hospitalar.pdf937,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons