Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/490
Tipo: Artigo de Evento
Título: Oficina de produção e edição audiovisual como ferramenta pedagógica no contexto da educação
Autor(es): LEITE, Ederson Wilker Figueiredo
SILVA, Joana Vilhena da
SAMPAIO, Raicley Contadini
Resumo: O presente estudo é resultado de atividades desenvolvidas no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na Escola Estadual Rivanda Nazaré da Silva Guimarães no Amapá. A atividade foi realizada por meio de uma oficina pedagógica de produção e edição audiovisual com alunos do 1º ano do ensino médio. O objetivo da pesquisa foi motivar a participação dos alunos no universo da edição e produção de vídeos, possibilitando o conhecimento desta linguagem para a produção de seus próprios projetos, utilizando como recurso tecnológico o celular, ferramenta bastante presente na realidade do aluno. A pesquisa caracterizou-se em um estudo de caráter bibliográfico e de campo, com método quantitativo, dividida em três etapas. Em todas as etapas os alunos apresentaram interesse em participar. Ao final da pesquisa foi aplicado um questionário a fim de verificar se os recursos utilizados no desenvolvimento da oficina foram suficientes para a aprendizagem dos estudantes, onde constatou-se que a maioria dos discentes ficaram satisfeitos com a metodologia abordada na pesquisa.
Abstract: The present study is a result of activities developed in the PIBID (Institutional Program of Scholarship Initiation) at the State School Rivanda Nazaré da Silva Guimarães in Amapá. The activity was carried out through a pedagogical workshop of audiovisual production and editing with students of the 1st year of high school. The objective of the research was to motivate the students 'participation in the universe of video editing and production, making possible the knowledge of this language for the production of their own projects, using as a technological resource the cell phone, a very present tool in the student' s reality. The research was characterized in a study of bibliographical and field character, with quantitative method, divided in three stages. In all the stages the students showed interest in participating. At the end of the research, a questionnaire was applied to verify if the resources used in the workshop development were sufficient for student's learning, where it was found that most of the students were satisfied with the methodology addressed in the research.
Palavras-chave: Produção audiovisual - oficina pedagógica
Oficina pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: LEITE, Ederson Wilker Figueiredo; SILVA, Joana Vilhena da; SAMPAIO, Raicley Contadini. Oficina de produção e edição audiovisual como ferramenta pedagógica no contexto da educação. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL E IV NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, 2019, São Luiz. Anais... São Luiz, MA: UFMA, 2019. p. 5879-5887.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/490
Data do documento: 26-Jul-2019
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEITE, SILVA e SAMPAIO (2019) - Oficina de Produção e Edição.pdf654,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons