Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/405
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Estratégias para o ensino de química em nível médio profissional e tecnológico presentes em artigos científicos
Título(s) alternativo(s): Strategies for education medium –level chemistry professional and thecnological gifts in scientific articles
Autor(es): CORREA, Márcia Lopes
Primeiro Orientador: FERNANDES, Erlyson Farias
Resumo: O ensino de Química não é uma tarefa fácil para docentes formados em tempos contemporâneos. O processo de atualização do seu currículo deve ser uma constante na profissão. O docente precisa planejar suas aulas com uma linguagem que possa facilitar para o aluno a compreensão dos conteúdos explanados. Uma das estratégias de se trabalhar Química poderia ser com o estudante participando de forma ativa no processo. Os agroquímicos são temas exequíveis de serem mediados desta forma e podem potencialmente aumentar o interesse dos discentes pela disciplina. Este artigo pretende identificar as estratégias para o ensino de Química em Nível Médio presentes em artigos científicos com a temática “agrotóxicos”. A metodologia escolhida para este estudo foi de abordagem qualitativa centrada em preocupar-se com a realidade. A observação deste breve levantamento permite concluir que o ensino de Química em turmas de Ensino Secundário pode e deve estar relacionado à área da pesquisa e da divulgação científica; existem diversas ferramentas didáticas que possibilitam maneiras mais assertivas relacionadas ao ensino de Química; e relacionar o conteúdo de Química a assuntos interdisciplinares e específicos, como Agrotóxicos, pode auxiliar a melhor compreensão dos conteúdos de Química em estudantes do Ensino Médio.
Abstract: Chemistry teaching is not an easy task for teachers trained in contemporary times. The process of updating your curriculum should be a constant in the profession. The teacher needs to plan his classes with a language that can make it easier for the student to understand the contentes explained. One of the strategies of working Chemistry could be with the student actively participating in the process. Agrochemicals are feasible topics to be mediated in this way and can potentially increase students′ interest in the discipline. This article aims to identify the strategies for teaching Chemistry at the Middle Level present in scientific articles with the theme “pesticides”. The methodology chosen for this study was a qualitative approach centered on being concerned with reality. The observation of this brief survey alows us to conclude that the teaching of Chemistry in secondary education classes can and should be related to the area of research and dissemination scientific; there are several teaching tools that enable more assertions related to teaching of Chemistry; and relating the content of Chemistry to interdisciplinary and specific subjets, such as pesticides, can help a better understanding of the content of Chemistry in High School students.
Palavras-chave: Ensino de química
Agrotóxico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Ensino de Química
Citação: CORREA, Márcia Lopes. Estratégias para o ensino de química em nível médio profissional e tecnológico presentes em artigos científicos. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Ensino de Química) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/405
Data do documento: 17-Mar-2021
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Ensino de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORREA (2021) - Estratégias para o ensino..pdf265,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons