Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/395
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Metodologia ativa: o uso do aplicativo Duolingo como método de ensino e aprendizagem de idiomas
Título(s) alternativo(s): Active methodology: the use of the Duolingo application as a method of teaching and learning languages
Autor(es): ARAÚJO, Adriano Santana de
Primeiro Orientador: MIRANDA, André Luiz Simão de
Resumo: O presente artigo relata acerca do uso de metodologia ativa e da ferramenta para estudo de idiomas Duolingo no contexto atual sobre a pandemia e a Covid-19 e seus efeitos na educação. A metodologia ativa, busca, através de meios tecnológicos, levar o ensino do Inglês, aos alunos do ensino básico que tem como obrigatória a disciplina e que se encontram afastados do convívio escolar em função da COVID-19. Traz também o ensino híbrido, a sala de aula invertida e a gamificação como propostas de desenvolvimento da aprendizagem dando as circunstâncias para qualidade da sugestão feita sobre o artigo elaborado. Sendo assim, utilizei como procedimentos metodológicos para que os objetivos sejam alcançados, os métodos Exploratório, quantitativo e bibliográfico. Para isso, foi analisado projetos de pesquisas como Trabalhos de conclusão de cursos (TCC) e Artigos científicos para a coleta de informações. Com base nessas pesquisas, constatou-se que, estas metodologias empregadas atualmente em virtude da pandemia, são métodos inovadores, ao qual mostrou-se como um processo eficaz na utilização da metodologia ativa e que faz com que, além da distância física, venha a unir professor e aluno em prol de um único fator: a educação.
Abstract: This article reports on the use of active methodology and the tool for studying languages Duolingo in the current context about the pandemic and Covid-19 and its effects on education. The active methodology seeks, through technological means, to bring the teaching of English to elementary school students who have as compulsory the subject and who are away from school due to COVID-19. It also brings the hybrid teaching, the flipped classroom, and gamification as proposals for learning development, giving the circumstances for the quality of the suggestion made about the elaborated article. Thus, I used as methodological procedures for the objectives to be achieved, the exploratory, quantitative and bibliographic methods. For this, research projects were analyzed, such as Course Completion Papers (TCC) and scientific articles, to collect information. Based on this research, it was found that these methodologies currently employed because of the pandemic, are innovative methods, which proved to be an effective process in the use of active methodology and that makes, beyond the physical distance, come to unite teacher and student in favor of a single factor: education.
Palavras-chave: Metodologia ativa
Gamificação
Duolingo - aaplicativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: ARAÚJO, Adriano Santana de. Metodologia ativa: o uso do aplicativo Duolingo como método de ensino e aprendizagem de idiomas. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/395
Data do documento: 14-Abr-2021
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO (2021) METODOLOGIA ATIVA O uso do aplicativo.pdf392,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons