Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MIRANDA, André Luiz Simão de-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8740-1365pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5609730935430954pt_BR
dc.creatorARAÚJO, Adriano Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2906896031626314pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T18:08:26Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T18:08:26Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Adriano Santana de. Metodologia ativa: o uso do aplicativo Duolingo como método de ensino e aprendizagem de idiomas. 2021. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/395-
dc.description.abstractThis article reports on the use of active methodology and the tool for studying languages Duolingo in the current context about the pandemic and Covid-19 and its effects on education. The active methodology seeks, through technological means, to bring the teaching of English to elementary school students who have as compulsory the subject and who are away from school due to COVID-19. It also brings the hybrid teaching, the flipped classroom, and gamification as proposals for learning development, giving the circumstances for the quality of the suggestion made about the elaborated article. Thus, I used as methodological procedures for the objectives to be achieved, the exploratory, quantitative and bibliographic methods. For this, research projects were analyzed, such as Course Completion Papers (TCC) and scientific articles, to collect information. Based on this research, it was found that these methodologies currently employed because of the pandemic, are innovative methods, which proved to be an effective process in the use of active methodology and that makes, beyond the physical distance, come to unite teacher and student in favor of a single factor: education.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo relata acerca do uso de metodologia ativa e da ferramenta para estudo de idiomas Duolingo no contexto atual sobre a pandemia e a Covid-19 e seus efeitos na educação. A metodologia ativa, busca, através de meios tecnológicos, levar o ensino do Inglês, aos alunos do ensino básico que tem como obrigatória a disciplina e que se encontram afastados do convívio escolar em função da COVID-19. Traz também o ensino híbrido, a sala de aula invertida e a gamificação como propostas de desenvolvimento da aprendizagem dando as circunstâncias para qualidade da sugestão feita sobre o artigo elaborado. Sendo assim, utilizei como procedimentos metodológicos para que os objetivos sejam alcançados, os métodos Exploratório, quantitativo e bibliográfico. Para isso, foi analisado projetos de pesquisas como Trabalhos de conclusão de cursos (TCC) e Artigos científicos para a coleta de informações. Com base nessas pesquisas, constatou-se que, estas metodologias empregadas atualmente em virtude da pandemia, são métodos inovadores, ao qual mostrou-se como um processo eficaz na utilização da metodologia ativa e que faz com que, além da distância física, venha a unir professor e aluno em prol de um único fator: a educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T18:07:55Z No. of bitstreams: 2 ARAÚJO (2021) METODOLOGIA ATIVA O uso do aplicativo.pdf: 401670 bytes, checksum: caf1ed7947aa05672c5795f3ab4162d1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2021-08-24T18:08:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARAÚJO (2021) METODOLOGIA ATIVA O uso do aplicativo.pdf: 401670 bytes, checksum: caf1ed7947aa05672c5795f3ab4162d1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T18:08:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARAÚJO (2021) METODOLOGIA ATIVA O uso do aplicativo.pdf: 401670 bytes, checksum: caf1ed7947aa05672c5795f3ab4162d1 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-04-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectDuolingo - aaplicativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleMetodologia ativa: o uso do aplicativo Duolingo como método de ensino e aprendizagem de idiomaspt_BR
dc.title.alternativeActive methodology: the use of the Duolingo application as a method of teaching and learning languagespt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO (2021) METODOLOGIA ATIVA O uso do aplicativo.pdf392,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons