Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/369
Tipo: Dissertação
Título: Ampliação e ressignificação do ensino técnico da língua inglesa no ensino médio por meio da plataforma Moodle
Autor(es): RIBEIRO, Karine Campos
Primeiro Orientador: REHFELDT, Márcia Jussara Hepp
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FORNECK, Kári Lúcia
Resumo: O estudo desta dissertação objetivou analisar as potencialidades pedagógicas da Plataforma Moodle para o Ensino Técnico da Língua Inglesa, com base em tarefas e atividades voltadas à ampliação das possibilidades de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em aulas presenciais. Estas atividades serviram para reforçar os conhecimentos de alunos concluintes dos cursos Técnicos de Nível Médio em Comércio Exterior e em Logística, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Campus Santana. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se descrever, organizar, explorar e verificar as ferramentas do AVA, que pudessem auxiliar o ensino da Língua Inglesa por meio dos recursos disponíveis neste espaço virtual. Com aproximações a um estudo de caso, este estudo trilhou os caminhos de uma pesquisa qualitativa. No que se refere à análise dos dados, optou-se pelo método descritivo. No tocante aos instrumentos da coleta de dados, foram utilizados o pré-teste, o diário de campo, a observação, o questionário e o pós-teste. A análise e a discussão dos dados apontam que a ampliação e a ressignificação do ensino técnico da Língua Inglesa por meio do AVA Moodle foram bastante satisfatórias. Ao utilizar a abordagem baseada em tarefas, os alunos realizaram algumas propostas de ensino, que, entre outras ações, combinaram o ensino presencial com as práticas no espaço virtual, proporcionando aos alunos, mais autonomia e motivação. Os achados do estudo também revelaram que atividades associadas ao desenvolvimento linguístico de uma língua adicional por meio de algum Ambiente Virtual contribuem para o uso da língua em situações reais, permitindo que os aprendizes se comuniquem com maior grau de naturalidade, pois, a partir desta proposta, a língua deixa de ser um elemento estranho e passa a fazer parte da vida dos estudantes. Por fim, percebeu-se a necessidade de mais pesquisas que abordem a temática envolvendo uma língua adicional, a tecnologia e o ensino técnico profissional
Abstract: This dissertation aims to analyze the pedagogical potential of the Moodle Platform for Technical Teaching of the English Language. To this end, the development of the study here presented is based on tasks and activities aimed at expanding the possibilities of a Virtual Learning Environment (VLE) in face-to-face classes. These activities served to reinforce the knowledge of graduating students of the Technical courses in Foreign Trade and Logistics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - Santana Campus. The specific objectives of this research were outlined to describe, organize, explore, and verify the tools of the VLE that could assist the teaching of the English Language through the resources available within this virtual space. With approaches to a case study, this research followed the paths of qualitative research, and concerning data analysis, it was developed from the descriptive method. Among the instruments for data collection in this study include a pre-test, field diary, observation, questionnaire, and post-test. The analysis and discussion of the data indicate that the expansion and reframing of the technical teaching of the English language through the VLE Moodle were quite satisfactory. When using the task-based approach, students made some teaching proposals that, among other actions, combined classroom teaching with practices in virtual space, providing students with greater autonomy, motivation, and learning. The study's findings also revealed that the activities associated with the linguistic development of an additional language through some Virtual Environments contribute to the use of the language in real situations. Therefore, it allows apprentices to communicate with a greater degree of naturalness, since, from this proposal, language is no longer a foreign element, thus becoming part of the students' lives. Finally, there was a need for further research on this topic, which involves an additional language, technology, and professional technical education.
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Inglês Técnico
Plataforma Moodle
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
Citação: RIBEIRO, Karine Campos. Ampliação e ressignificação do ensino técnico da língua inglesa no ensino médio por meio da plataforma Moodle. 2020. Dissertação ( Mestrado em Ensino) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/369
Data do documento: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertações - IES Externas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Karine.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons