Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/997
Tipo: Dissertação
Título: Construção da memória histórica (2007 - 2019) do ensino médio integrado da escola estadual prof.ª. Esther da Silva Virgolino, Macapá/AP
Autor(es): MOTA, Suelen Carvalho
Primeiro Orientador: BASTOS, Argemiro Midonês
Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma etapa da Educação Básica que articula a oferta do ensino médio integrada com um curso técnico. Com o advento do Decreto Nº 5.154/2004 o objetivo do Ensino Médio Integrado é incluir a formação humana com a formação profissional garantindo uma formação integral para os aprendizes. Assim, a pesquisa Construção da Memória Histórica (2007 – 2019) do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual Prof.ª. Esther da Silva Virgolino, Macapá/AP, está relacionada à linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), alinhada à proposta de macroprojeto 4 – sobre a história e memórias no contexto da EPT, do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. No contexto de educação profissional no Estado do Amapá, a Escola Estadual Prof.ª. Esther da Silva Virgolino (EEPESV) no ano de 2007 inicia a oferta do ensino médio integrado para comunidade escolar, sendo a primeira escola estadual a ofertar o ensino médio integrado em informática e no ano de 2010 mais uma vez inova, sendo pioneira na oferta do ensino médio integrado em Redes de Computadores e no ano de 2019 formou as últimas turmas desta modalidade de ensino. Este estudo tem como objetivo contribuir com a construção da memória histórica de implantação e consolidação do ensino médio integrado dos cursos técnicos em informática e em redes de computadores da EEPESV. A pesquisa realizada é de natureza básica e para a etapa de preparação, organização e análise das fontes utilizou-se, com intuito de construir a memória da educação profissional da EEPESV a pesquisa com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental. Neste trabalho o referencial teórico foi base para fazer a análise dos resultados e discussões e subsídio para o desenvolvimento do Blog Esther Informa, que é o Produto Educacional que foi desenvolvido a partir da pesquisa documental com o objetivo de preservar o material coletado e fortalecer a memória do EMI da EEPESV, para que sirva de material de consulta didática e para futuras pesquisas sobre a EPT na rede de ensino estadual do Amapá.
Abstract: Integrated secondary education (EMI) is a stage of basic education that combines secondary education with a technical course. With the advent of Decree No. 5.154/2004, the aim of Integrated Secondary Education is to include human development with vocational training, guaranteeing comprehensive training for apprentices. Thus, the research Construction of the Historical Memory (2007 - 2019) of the Integrated High School of the State School Prof. Esther da Silva Virgolino, Macapá/AP, is related to the line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT), aligned with the proposal of macroproject 4 - on history and memories in the context of EPT, of the Professional Master's Degree course in professional and Technological Education - ProfEPT. In the context of professional education in the state of Amapá, in 2007 the Prof. Esther da Silva Virgolino State School (EEPESV) began offering integrated secondary education to the school community, being the first state school to offer integrated secondary education in computer science and in 2010 it once again innovated, being a pioneer in offering integrated secondary education in Computer Networks and in 2019 it graduated the last classes of this type of education. The study aims to contribute to the construction of the historical memory of the implementation and consolidation of the integrated high school of the technical courses in computer science and computer networks at EEPESV. The research carried out is of a basic nature and for the stage of preparation, organization and analysis of the sources we used, in order to build the memory of professional education at EEPESV, research with a qualitative approach and as for the procedures, bibliographical and documentary research were used. In this work, the theoretical framework was used as a basis for analyzing the results and discussions and as a subsidy for the development of the Esther Informa Blog, which is the Educational Product that was developed from the documentary research with the aim of preserving the material collected and strengthening the memory of the EEPESV EMI, so that it can serve as didactic consultation material and for future research on EPT in the Amapá state education network.
Palavras-chave: PROFEPT
EEPESV
ensino
educação profissional e tecnológica
produto educacional
PROFEPT
EEPESV
teaching
professional and technological education
educational product
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: MOTA, Suelen Carvalho. Construção da memória histórica (2007 - 2019) do ensino médio integrado da escola estadual prof.ª. Esther da Silva Virgolino, Macapá/AP. 2024. 90f. Dissertação (Mestrado profissional em educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/997
Data do documento: 24-Abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOTA (2024) Construção da memória histórica.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons