Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BASTOS, Argemiro Midonês-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5411-647Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721849132990261pt_BR
dc.creatorMOTA, Suelen Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1210418594499421pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-05T17:54:44Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-08-05T17:54:44Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationMOTA, Suelen Carvalho. Construção da memória histórica (2007 - 2019) do ensino médio integrado da escola estadual prof.ª. Esther da Silva Virgolino, Macapá/AP. 2024. 90f. Dissertação (Mestrado profissional em educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/997-
dc.description.abstractIntegrated secondary education (EMI) is a stage of basic education that combines secondary education with a technical course. With the advent of Decree No. 5.154/2004, the aim of Integrated Secondary Education is to include human development with vocational training, guaranteeing comprehensive training for apprentices. Thus, the research Construction of the Historical Memory (2007 - 2019) of the Integrated High School of the State School Prof. Esther da Silva Virgolino, Macapá/AP, is related to the line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT), aligned with the proposal of macroproject 4 - on history and memories in the context of EPT, of the Professional Master's Degree course in professional and Technological Education - ProfEPT. In the context of professional education in the state of Amapá, in 2007 the Prof. Esther da Silva Virgolino State School (EEPESV) began offering integrated secondary education to the school community, being the first state school to offer integrated secondary education in computer science and in 2010 it once again innovated, being a pioneer in offering integrated secondary education in Computer Networks and in 2019 it graduated the last classes of this type of education. The study aims to contribute to the construction of the historical memory of the implementation and consolidation of the integrated high school of the technical courses in computer science and computer networks at EEPESV. The research carried out is of a basic nature and for the stage of preparation, organization and analysis of the sources we used, in order to build the memory of professional education at EEPESV, research with a qualitative approach and as for the procedures, bibliographical and documentary research were used. In this work, the theoretical framework was used as a basis for analyzing the results and discussions and as a subsidy for the development of the Esther Informa Blog, which is the Educational Product that was developed from the documentary research with the aim of preserving the material collected and strengthening the memory of the EEPESV EMI, so that it can serve as didactic consultation material and for future research on EPT in the Amapá state education network.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Médio Integrado (EMI) é uma etapa da Educação Básica que articula a oferta do ensino médio integrada com um curso técnico. Com o advento do Decreto Nº 5.154/2004 o objetivo do Ensino Médio Integrado é incluir a formação humana com a formação profissional garantindo uma formação integral para os aprendizes. Assim, a pesquisa Construção da Memória Histórica (2007 – 2019) do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual Prof.ª. Esther da Silva Virgolino, Macapá/AP, está relacionada à linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), alinhada à proposta de macroprojeto 4 – sobre a história e memórias no contexto da EPT, do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. No contexto de educação profissional no Estado do Amapá, a Escola Estadual Prof.ª. Esther da Silva Virgolino (EEPESV) no ano de 2007 inicia a oferta do ensino médio integrado para comunidade escolar, sendo a primeira escola estadual a ofertar o ensino médio integrado em informática e no ano de 2010 mais uma vez inova, sendo pioneira na oferta do ensino médio integrado em Redes de Computadores e no ano de 2019 formou as últimas turmas desta modalidade de ensino. Este estudo tem como objetivo contribuir com a construção da memória histórica de implantação e consolidação do ensino médio integrado dos cursos técnicos em informática e em redes de computadores da EEPESV. A pesquisa realizada é de natureza básica e para a etapa de preparação, organização e análise das fontes utilizou-se, com intuito de construir a memória da educação profissional da EEPESV a pesquisa com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental. Neste trabalho o referencial teórico foi base para fazer a análise dos resultados e discussões e subsídio para o desenvolvimento do Blog Esther Informa, que é o Produto Educacional que foi desenvolvido a partir da pesquisa documental com o objetivo de preservar o material coletado e fortalecer a memória do EMI da EEPESV, para que sirva de material de consulta didática e para futuras pesquisas sobre a EPT na rede de ensino estadual do Amapá.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN MOTA (suelen.carvalho@hotmail.com) on 2024-07-15T03:42:01Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO SUELEN CARVALHO MOTA.pdf: 5306808 bytes, checksum: c2ba78ff13b89cd848b6ba1b98ef5bc5 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde,  SUELEN CARVALHO MOTA Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação da dissertação. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template do programa que foi disponibilizado à coordenação. Observe margens das páginas, formatação do sumário, formatação da paginação, corrigir posição da seção 4, corrigir a formatação da página das referências e das próprias referências. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. on 2024-07-17T15:01:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN MOTA (suelen.carvalho@hotmail.com) on 2024-07-24T02:42:17Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL SUELEN CARVALHO MOTA.pdf: 5372769 bytes, checksum: 21526720cee420288498bc77a8244d83 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Suelen Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial: O documento em PDF deve estar da seguinte forma: SOBRENOME DO AUTOR (ano) – Três primeiras palavras do título. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-07-25T14:40:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN MOTA (suelen.carvalho@hotmail.com) on 2024-07-25T17:45:37Z No. of bitstreams: 1 MOTA (2024) Construção da memória histórica.pdf: 5372769 bytes, checksum: 21526720cee420288498bc77a8244d83 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Suellen Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, revise os campos: 1 - palavras-chave, português e inglês separadamente, mínimo de 3 e máximo de 5 cada, as iniciais de cada palavra devem estar com letras minúsculas, com exceção de nomes próprios, instituições, e siglas o mesmo para Keywords; Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. 1- Referências: BARBOSA, Andréia Arruda. Memória (referências de livro o título deve estar em negrito) CARVALHO, Ártemis Barreto (a primeira a palavra em maiúscula, as demais são escritas em minúscula. O subtítulo é todo em minúsculo, exceto em nomes próprios e/ou instituições revise isto em TODAS as suas referências) Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-07-26T14:37:17Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN MOTA (suelen.carvalho@hotmail.com) on 2024-07-30T10:54:20Z No. of bitstreams: 1 MOTA (2024) Construção da memória histórica.pdf: 4828142 bytes, checksum: 3048e53e260ba0cf108b58f8f97705cc (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Suelen Mota Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, revise os campos: 1- Colocar a área principal do tema da dissertação Para a correção de Formatação da dissertação: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template do programa que foi disponibilizado à coordenação, revise os campos: 1- Tente colocar na abreviatura de professora um A pequeno, pois da forma que estar, fica parecendo que tem um ponto entre o nome da escola e a primeira parte do título; 2- espaçamento entre texto do resumo e palavras-chave, 1 espaço em branco (de 1,5 entrelinhas), o mesmo para Keywords; 3- colocar apenas Lista de Siglas, em sua lista de abreviaturas e siglas; 4- referências: - CHAUÍ, Marilena. Iniciação a filosofia: (retirar os dois pontos após o título, e colocar ponto); -CIAVATTA, Maria. Arquivos da memória do trabalho e da educação - centros de memória… (verificar se é um periódico, para livro o negrito é para o título, para revista o negrito é no nome do periódico); - veja modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 18. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-02T10:41:07Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN MOTA (suelen.carvalho@hotmail.com) on 2024-08-02T10:57:26Z No. of bitstreams: 1 MOTA (2024) Construção da memória histórica.pdf: 4827947 bytes, checksum: 179591a72104246dc7a93e183dc56bbf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-08-05T17:54:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOTA (2024) Construção da memória histórica.pdf: 4827947 bytes, checksum: 179591a72104246dc7a93e183dc56bbf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-05T17:54:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOTA (2024) Construção da memória histórica.pdf: 4827947 bytes, checksum: 179591a72104246dc7a93e183dc56bbf (MD5) Previous issue date: 2024-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPROFEPTpt_BR
dc.subjectEEPESVpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjecteducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectproduto educacionalpt_BR
dc.subjectPROFEPTpt_BR
dc.subjectEEPESVpt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectprofessional and technological educationpt_BR
dc.subjecteducational productpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleConstrução da memória histórica (2007 - 2019) do ensino médio integrado da escola estadual prof.ª. Esther da Silva Virgolino, Macapá/APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOTA (2024) Construção da memória histórica.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons