Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/990
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: O uso da teams no ensino fundamental anos finais na escola Visconde de Mauá-SESI
Título(s) alternativo(s): The use of teams in the final years of primary education at the visconde de Mauá-SESI school.
Autor(es): FREIRE, Elghislane Ferreira dos Santos;
Primeiro Orientador: CUNHA, Suany Rodrigues da;
Resumo: Neste artigo, apresenta-se as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), enfocando o uso da plataforma Teams, presente na educação, abrangendo diretamente o ensino e a aprendizagem, no ensino fundamental anos finais, atualmente no “novo normal”, as quais foram incorporadas com mais frequência no ensino hibrido. Isso motiva alguns questionamentos, tais como: a escola utiliza essa ferramenta como maneira de agregar conhecimentos? Mesmo que as aulas já estejam de forma presencial, por que continuar usando paralelamente a plataforma? O objetivo desta pesquisa foi analisar como a plataforma Team-based learning tem sido utilizada como suporte de aprendizagem no ensino presencial, em uma escola da rede privada de Macapá. Dentre os objetivos específicos, estão: averiguar qual a intencionalidade da escola com a utilização da plataforma para o processo de aprendizagem e identificar como o professor desenvolve sua prática pedagógica com o apoio da plataforma. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória, realizada por meio de entrevista estruturada com a coordenadora pedagógica e educacional, gravada em áudio e, em seguida, transcrita. Constatou-se que a plataforma Teams é bastante utilizada como forma de “extensão da sala de aula”, já que os alunos continuam suas demandas escolares através dela, de forma online. E, os professores são aliados nesse processo de troca de conhecimento.
Abstract: : In this article, Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are presented, focusing on the use of the Teams platform, present in education, directly covering teaching and learning, in primary education, final years, currently in the “new normal”, which were incorporated more frequently in hybrid teaching. This raises some questions, such as: does the school use this tool as a way to add knowledge? Even if classes are already in person, why continue using the platform in parallel? The objective of this research was to analyze how the Team-based learning platform has been used as a learning support in face-to-face teaching, in a private school in Macapá. The specific objectives include: investigating the school's intention in using the platform for the learning process and identifying how the teacher develops his pedagogical practice with the support of the platform. It is characterized as a qualitative research, with an exploratory approach, carried out through a structured interview with the pedagogical and educational coordinator, recorded in audio and then transcribed. It was found that the Teams platform is widely used as a form of “extension of the classroom”, as students continue their school demands through it, online. And, teachers are allies in this process of knowledge exchange.
Palavras-chave: tecnologia
comunicação
interação
tecnology
communication
interaction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: FREIRE, Elghislane Ferreira dos Santos. As tecnologias digitais da informação e comunicação:o uso da teams no ensino fundamental anos finais na escola Visconde de Mauá -SESI.2023.10f.Artigo Acadêmico (pós-graduação em Informática na Educação)- instituto federal do Amapá , AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/990
Data do documento: 2-Fev-2024
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREIRE (2024) - As tecnologias digitais da informação e comunicação..pdf326,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.