Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/989
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização da robótica desplugada como metodologia de ensino fundamental II
Autor(es): REIS, Melyssa Rayanne Barbosa
SANTOS, Raisse Valéria Sampaio
Primeiro Orientador: DIAS, Klessis Lopes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CASTELO, Robério Monteiro
Resumo: O Pensamento Computacional como abordagem de ensino gera para o cenário educacional, uma ferramenta importante no processo de ensino - aprendizagem, que possibilita a inovação dos recursos já utilizados em sala de aula, com o intuito de promover o conhecimento de forma ativa, seguindo as necessidades e diversidades não só tecnológicas, mas também peculiares a cada estudante. O presente trabalho visa coletar dados bibliográficos da utilização de metodologias ativas com a aplicação da robótica educacional com ênfase na robótica desplugada na base escolar, a fim de identificar suas contribuições no cenário educacional. Para isso foi utilizado a metodologia de analisar dois trabalhos apresentados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação: A Robótica e o pensamento computacional na Educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos (Ybarra e Soares, 2022) e Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica (brackmann, 2017). Os resultados apontam que a Robótica Desplugada (sem uso de computadores) têm se mostrado forte aliada como recurso metodológico e de interação educacional para os estudantes do ensino fundamental.
Abstract: Computational Thinking as a teaching approach generates an important tool in the educational scenario in the teaching-learning process, which enables the innovation of resources already used in the classroom, with the aim of actively promoting knowledge, following the needs and diversities not only technological, but also peculiar to each student. The present work aims at bibliographical data on the use of active methodologies with the application of educational robotics with an emphasis on unplugged robotics at school level, in order to identify their contributions in the educational scenario. For this, the methodology was used to analyze two works presented at the Brazilian Symposium on Informatics in Education: Robotics and computational thinking in Education: A proposal for evaluating project-based learning (Ybarra and Soares, 2022) and Development of computational thinking through unplugged activities in basic education (brackmann, 2017).The results indicate that Unplugged Robotics (without the use of computers) has proven to be a strong ally as a methodological and educational interaction resource for elementary school students.
Palavras-chave: metodologias ativas
active methodologies
robótica educacional
educational robotics
robótica desplugada
unplugged robotics
teaching
ensino
aprendizagem
learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Informática
Citação: REIS, Melyssa Rayanne Barbosa; SANTOS, Raisse Valéria Sampaio. A utilização da robótica desplugada como metodologia de aprendizagem no ensino fundamental II. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/989
Data do documento: 19-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons