Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/989
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Klessis Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9558483576973124pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CASTELO, Robério Monteiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832366017329645pt_BR
dc.creatorREIS, Melyssa Rayanne Barbosa-
dc.creatorSANTOS, Raisse Valéria Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018045879503618pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-19T14:53:09Z-
dc.date.available2023-12-19-
dc.date.available2024-07-19T14:53:09Z-
dc.date.issued2023-11-19-
dc.identifier.citationREIS, Melyssa Rayanne Barbosa; SANTOS, Raisse Valéria Sampaio. A utilização da robótica desplugada como metodologia de aprendizagem no ensino fundamental II. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/989-
dc.description.abstractComputational Thinking as a teaching approach generates an important tool in the educational scenario in the teaching-learning process, which enables the innovation of resources already used in the classroom, with the aim of actively promoting knowledge, following the needs and diversities not only technological, but also peculiar to each student. The present work aims at bibliographical data on the use of active methodologies with the application of educational robotics with an emphasis on unplugged robotics at school level, in order to identify their contributions in the educational scenario. For this, the methodology was used to analyze two works presented at the Brazilian Symposium on Informatics in Education: Robotics and computational thinking in Education: A proposal for evaluating project-based learning (Ybarra and Soares, 2022) and Development of computational thinking through unplugged activities in basic education (brackmann, 2017).The results indicate that Unplugged Robotics (without the use of computers) has proven to be a strong ally as a methodological and educational interaction resource for elementary school students.pt_BR
dc.description.resumoO Pensamento Computacional como abordagem de ensino gera para o cenário educacional, uma ferramenta importante no processo de ensino - aprendizagem, que possibilita a inovação dos recursos já utilizados em sala de aula, com o intuito de promover o conhecimento de forma ativa, seguindo as necessidades e diversidades não só tecnológicas, mas também peculiares a cada estudante. O presente trabalho visa coletar dados bibliográficos da utilização de metodologias ativas com a aplicação da robótica educacional com ênfase na robótica desplugada na base escolar, a fim de identificar suas contribuições no cenário educacional. Para isso foi utilizado a metodologia de analisar dois trabalhos apresentados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação: A Robótica e o pensamento computacional na Educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos (Ybarra e Soares, 2022) e Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica (brackmann, 2017). Os resultados apontam que a Robótica Desplugada (sem uso de computadores) têm se mostrado forte aliada como recurso metodológico e de interação educacional para os estudantes do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-03-13T22:16:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2287892 bytes, checksum: 9aa17fc43ad1eb0aff4bc216ae4dc4ae (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Orientações já enviadas, fazer um depósito por vez. on 2024-03-14T11:30:00Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-03-18T21:40:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.docx.pdf: 2208675 bytes, checksum: ceaf1c5391a4558102cd53ee0139a98d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Raisse e Melyssa Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- Não tem como aceitar, se não corrigirem a margem. Verifiquem as margens superior a partir do sumário, está em 4cm, só dá um enter acima para ficar em 3cm, ver folha 6 do guia; 2- referências: - corrigiram a posição da referência, mas não destacaram o título, segue abaixo; ARTES, S. Moran. Novas tecnologias e mediacão Pedagogi. www.academia.edu, [s.d.]. Disponível... Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-03-20T09:59:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-05-01T07:45:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2208728 bytes, checksum: 64508977b17b8326d1e74f5fdd15452c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Raisse e Melyssa Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- As margens das páginas devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do Guia.Verifiquem as margens superior de cada folha do trabalho, a partir da Introdução, está em 4cm, só dá um enter acima para ficar em 3cm. Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-06-28T08:50:20Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-07-17T21:17:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2212984 bytes, checksum: 0d549f8f767247bf8ccedb70595bf881 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2024-07-19T14:53:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2212984 bytes, checksum: 0d549f8f767247bf8ccedb70595bf881 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-19T14:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2212984 bytes, checksum: 0d549f8f767247bf8ccedb70595bf881 (MD5) Previous issue date: 2023-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjectrobótica educacionalpt_BR
dc.subjecteducational roboticspt_BR
dc.subjectrobótica desplugadapt_BR
dc.subjectunplugged roboticspt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA utilização da robótica desplugada como metodologia de ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons