Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | DIAS, Klessis Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9558483576973124 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | CASTELO, Robério Monteiro | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9832366017329645 | pt_BR |
dc.creator | REIS, Melyssa Rayanne Barbosa | - |
dc.creator | SANTOS, Raisse Valéria Sampaio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7018045879503618 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T14:53:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19 | - |
dc.date.available | 2024-07-19T14:53:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Melyssa Rayanne Barbosa; SANTOS, Raisse Valéria Sampaio. A utilização da robótica desplugada como metodologia de aprendizagem no ensino fundamental II. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/989 | - |
dc.description.abstract | Computational Thinking as a teaching approach generates an important tool in the educational scenario in the teaching-learning process, which enables the innovation of resources already used in the classroom, with the aim of actively promoting knowledge, following the needs and diversities not only technological, but also peculiar to each student. The present work aims at bibliographical data on the use of active methodologies with the application of educational robotics with an emphasis on unplugged robotics at school level, in order to identify their contributions in the educational scenario. For this, the methodology was used to analyze two works presented at the Brazilian Symposium on Informatics in Education: Robotics and computational thinking in Education: A proposal for evaluating project-based learning (Ybarra and Soares, 2022) and Development of computational thinking through unplugged activities in basic education (brackmann, 2017).The results indicate that Unplugged Robotics (without the use of computers) has proven to be a strong ally as a methodological and educational interaction resource for elementary school students. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Pensamento Computacional como abordagem de ensino gera para o cenário educacional, uma ferramenta importante no processo de ensino - aprendizagem, que possibilita a inovação dos recursos já utilizados em sala de aula, com o intuito de promover o conhecimento de forma ativa, seguindo as necessidades e diversidades não só tecnológicas, mas também peculiares a cada estudante. O presente trabalho visa coletar dados bibliográficos da utilização de metodologias ativas com a aplicação da robótica educacional com ênfase na robótica desplugada na base escolar, a fim de identificar suas contribuições no cenário educacional. Para isso foi utilizado a metodologia de analisar dois trabalhos apresentados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação: A Robótica e o pensamento computacional na Educação: Uma proposta de avaliação da aprendizagem baseada em projetos (Ybarra e Soares, 2022) e Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica (brackmann, 2017). Os resultados apontam que a Robótica Desplugada (sem uso de computadores) têm se mostrado forte aliada como recurso metodológico e de interação educacional para os estudantes do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-03-13T22:16:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2287892 bytes, checksum: 9aa17fc43ad1eb0aff4bc216ae4dc4ae (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Orientações já enviadas, fazer um depósito por vez. on 2024-03-14T11:30:00Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-03-18T21:40:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.docx.pdf: 2208675 bytes, checksum: ceaf1c5391a4558102cd53ee0139a98d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Raisse e Melyssa Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- Não tem como aceitar, se não corrigirem a margem. Verifiquem as margens superior a partir do sumário, está em 4cm, só dá um enter acima para ficar em 3cm, ver folha 6 do guia; 2- referências: - corrigiram a posição da referência, mas não destacaram o título, segue abaixo; ARTES, S. Moran. Novas tecnologias e mediacão Pedagogi. www.academia.edu, [s.d.]. Disponível... Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-03-20T09:59:38Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-05-01T07:45:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2208728 bytes, checksum: 64508977b17b8326d1e74f5fdd15452c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Raisse e Melyssa Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- As margens das páginas devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do Guia.Verifiquem as margens superior de cada folha do trabalho, a partir da Introdução, está em 4cm, só dá um enter acima para ficar em 3cm. Informo que é de responsabilidade do discente enviar o trabalho na formatação correta, de acordo com as orientações do Guia. Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-06-28T08:50:20Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Raisse Santos (valeryasantos885@gmail.com) on 2024-07-17T21:17:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2212984 bytes, checksum: 0d549f8f767247bf8ccedb70595bf881 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2024-07-19T14:53:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2212984 bytes, checksum: 0d549f8f767247bf8ccedb70595bf881 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-19T14:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf: 2212984 bytes, checksum: 0d549f8f767247bf8ccedb70595bf881 (MD5) Previous issue date: 2023-11-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | active methodologies | pt_BR |
dc.subject | robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | educational robotics | pt_BR |
dc.subject | robótica desplugada | pt_BR |
dc.subject | unplugged robotics | pt_BR |
dc.subject | teaching | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | A utilização da robótica desplugada como metodologia de ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REIS ;SANTOS (2023) - A utilização da robótica desplugada.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons