Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/953
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação Ambiental no Ensino de Química: Abordado a Química Ambiental no Ensino Médio. |
Título(s) alternativo(s): | Environmental Education in Chemistry Teaching: Addressing Environmental Chemistry in High School. |
Autor(es): | DIAS, Iessa da Silva |
Primeiro Orientador: | BATISTA, Carla Alice Theodoro |
Resumo: | A atual crise ambiental que se encontra o planeta mostra a importância de abordar temas ambientais e como são necessárias discussões sobre temas como poluição, aquecimento global, uso consciente da água, resíduos sólidos entre outros, para que haja educação ambiental, que vem demostrar que esses temas não são problemas individuais, mas da sociedade como um todo. A química realiza o estudo da matéria, ou seja, o que está presente no meio ambiente, através dela explica-se os impactos ambientais, como contaminação, efeito estufa, poluição entre outros. A pesquisa abordou a educação ambiental por meio das aulas de química para uma turma do 2ºano do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. A intervenção foi dividida em momentos no qual se explanou conceitos de meio ambiente, a abordagem do tema “Resíduos Sólidos” na concepção da química, passeio pelo campus, debate em sala de aula, oficina de reutilização de resíduos sólidos e ao final como culminância, uma exposição para a comunidade escolar. Foram aplicados 2 questionários para levantamento de dados, sendo um antes da intervenção e outro após, sendo satisfatório o resultado obtido no segundo questionário, indicando que os alunos conseguiram absorver o que foi transmitido. Deste modo, a proposta demostrou como é possível trabalhar temas ambientais, como resíduos sólidos, de forma contextualizada dentro dos conteúdos de química, demonstrando aos alunos os impactos ambientais, além de ter incentivado ações em prol do meio ambiente. |
Abstract: | The current environmental crisis facing the planet highlights the importance of addressing environmental issues and the need for discussions on topics such as pollution, global warming, conscious water usage, solid waste management, among others, to promote environmental education. This demonstrates that these issues are not just individual problems but societal concerns as a whole. Chemistry studies matter, meaning what is present in the environment. Through chemistry, environmental impacts such as contamination, greenhouse effect, and pollution are explained. The research addressed environmental education through chemistry classes for a 2nd-year class of the Integrated Technical Course in Chemistry at the Federal Institute of Amapá - Macapá campus. The intervention was divided into several stages: explanation of environmental concepts, the approach to the theme "Solid Waste" from a chemistry perspective, campus tours, classroom discussions, a workshop on solid waste reuse, and finally, a culminating exhibition for the school community. Two questionnaires were administered for data collection, one before the intervention and another after. The results of the second questionnaire were satisfactory, indicating that the students were able to absorb the information presented. Thus, the proposal demonstrated how environmental topics such as solid waste can be integrated into chemistry content in a contextualized manner, showing students the environmental impacts and encouraging actions in favor of the environment. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Química Ambiental Contextualização. Resíduos Sólidos Environmental Education Environmental Chemistry Solid Waste Contextualization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS, Educação, Ensino e Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Ensino. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Química |
Citação: | DIAS, Iessa da Silva. Educação Ambiental no Ensino de Química: Abordado a Química Ambiental no Ensino Médio. 2024, 49f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/953 |
Data do documento: | 21-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIAS (2024) - Educação Ambiental no Ensino de Química.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons