Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1BATISTA, Carla Alice Theodoro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1509539244856638pt_BR
dc.creatorDIAS, Iessa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862164289873063pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-12T14:57:35Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-12T14:57:35Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationDIAS, Iessa da Silva. Educação Ambiental no Ensino de Química: Abordado a Química Ambiental no Ensino Médio. 2024, 49f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/953-
dc.description.abstractThe current environmental crisis facing the planet highlights the importance of addressing environmental issues and the need for discussions on topics such as pollution, global warming, conscious water usage, solid waste management, among others, to promote environmental education. This demonstrates that these issues are not just individual problems but societal concerns as a whole. Chemistry studies matter, meaning what is present in the environment. Through chemistry, environmental impacts such as contamination, greenhouse effect, and pollution are explained. The research addressed environmental education through chemistry classes for a 2nd-year class of the Integrated Technical Course in Chemistry at the Federal Institute of Amapá - Macapá campus. The intervention was divided into several stages: explanation of environmental concepts, the approach to the theme "Solid Waste" from a chemistry perspective, campus tours, classroom discussions, a workshop on solid waste reuse, and finally, a culminating exhibition for the school community. Two questionnaires were administered for data collection, one before the intervention and another after. The results of the second questionnaire were satisfactory, indicating that the students were able to absorb the information presented. Thus, the proposal demonstrated how environmental topics such as solid waste can be integrated into chemistry content in a contextualized manner, showing students the environmental impacts and encouraging actions in favor of the environment.pt_BR
dc.description.resumoA atual crise ambiental que se encontra o planeta mostra a importância de abordar temas ambientais e como são necessárias discussões sobre temas como poluição, aquecimento global, uso consciente da água, resíduos sólidos entre outros, para que haja educação ambiental, que vem demostrar que esses temas não são problemas individuais, mas da sociedade como um todo. A química realiza o estudo da matéria, ou seja, o que está presente no meio ambiente, através dela explica-se os impactos ambientais, como contaminação, efeito estufa, poluição entre outros. A pesquisa abordou a educação ambiental por meio das aulas de química para uma turma do 2ºano do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. A intervenção foi dividida em momentos no qual se explanou conceitos de meio ambiente, a abordagem do tema “Resíduos Sólidos” na concepção da química, passeio pelo campus, debate em sala de aula, oficina de reutilização de resíduos sólidos e ao final como culminância, uma exposição para a comunidade escolar. Foram aplicados 2 questionários para levantamento de dados, sendo um antes da intervenção e outro após, sendo satisfatório o resultado obtido no segundo questionário, indicando que os alunos conseguiram absorver o que foi transmitido. Deste modo, a proposta demostrou como é possível trabalhar temas ambientais, como resíduos sólidos, de forma contextualizada dentro dos conteúdos de química, demonstrando aos alunos os impactos ambientais, além de ter incentivado ações em prol do meio ambiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Iessa Dias (iessadiasap@gmail.com) on 2024-03-11T16:33:27Z No. of bitstreams: 1 Iessa Dias -TCC- Educação Ambiental no Ensino de Química.pdf: 1384931 bytes, checksum: 718fa469265f75b2eb3b879e5ceead06 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Iessa Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- Nome da autora e orientadora completos; 2- palavras-chave devem ser redigidas cada uma em campo diferente; Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- Baixar a palavra Resumo, que subiu para a anterior; 2- epígrafe, corrigir formatação, espaçamento 1,5, ver folha 42 do Guia; 3- palavras-chave a esquerda e iniciais minúsculas, com exceção de nomes próprios, o mesmo para Keywords; 4- lista de Gráficos, títulos com mais de uma linha, colocar a primeira palavra da segunda linha, logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha, corrigir Gráfico 2 e 3; 5- lista de siglas, colocar em caixa baixa; 6- verificar margem superior da Introdução, estar um pouco maior que 3cm; 7- folha da Introdução é 14, pois não se conta capa; Coloque o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-03-12T10:58:08Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Iessa Dias (iessadiasap@gmail.com) on 2024-03-12T13:36:32Z No. of bitstreams: 1 Iessa Dias -TCC- Educação Ambiental no Ensino de Química.pdf: 1372959 bytes, checksum: 4708bf9db0c1ddeb0ad251a5c63e4f11 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Iessa Para a correção de Formatação de seu TCC: - Não destacar se nome, somente o título, na capa, folha de rosto e de aprovação; - na ficha catalográfica o título não é em caixa alta, faça como é pedido na caixinha. Falta somente isso, faça com calma, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-03-12T14:02:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Iessa Dias (iessadiasap@gmail.com) on 2024-03-12T14:35:26Z No. of bitstreams: 1 Iessa Dias -TCC- Educação Ambiental no Ensino de Química.pdf: 1433686 bytes, checksum: c697b9eeec29feb83c709e347b185429 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-12T14:57:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Iessa Dias -TCC- Educação Ambiental no Ensino de Química.pdf: 1433686 bytes, checksum: c697b9eeec29feb83c709e347b185429 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T14:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iessa Dias -TCC- Educação Ambiental no Ensino de Química.pdf: 1433686 bytes, checksum: c697b9eeec29feb83c709e347b185429 (MD5) Previous issue date: 2024-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica Ambientalpt_BR
dc.subjectContextualização.pt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental Chemistrypt_BR
dc.subjectSolid Wastept_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS, Educação, Ensino e Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Ensino.pt_BR
dc.titleEducação Ambiental no Ensino de Química: Abordado a Química Ambiental no Ensino Médio.pt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education in Chemistry Teaching: Addressing Environmental Chemistry in High School.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS (2024) - Educação Ambiental no Ensino de Química.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons