Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MESCOUTO, Teresinha Rosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1525150998754353pt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Eliezio Maciel de-
dc.date.accessioned2024-03-12T11:53:45Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-12T11:53:45Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eliezio Maciel de. O Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Amapá: uma análise comparativa a partir da BNCC quanto a concepção e composição estrutural de ensino para o Curso de Informática. 2024. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/952-
dc.description.abstractTechnological growth is constantly evolving, and the teaching and learning process is intertwined in this development to keep up with social evolution. New emerging technologies have caused the phenomenon of digital culture. In this sense, the study proposes to investigate how the Pedagogical Project of the Degree Course in Informatics contemplates the guidelines described by the National Common Curricular Base on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in education? The objective is to verify the level of correspondence between what is said in the Pedagogical Project of the Informatics Course (PPC) of IFAP and the assumptions guided in the 5th competence of the BNCC. The research methodology used was document analysis and had the PPC of Informatics of IFAP and the BNCC as the Corpus of analysis. The results show challenges mainly of a formative and access nature, especially in view of the need to implement the National Digital Education Policy.pt_BR
dc.description.resumoO incremento tecnológico evolui constantemente, e o processo de ensino e aprendizagem se enlaça nesse desenvolvimento para acompanhar a evolução social. As novas tecnologias emergentes causaram o fenômeno cultura digital. Nesse sentido, o estudo se propõe a investigar de que forma o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática contempla as orientações descritas pela Base Nacional Comum Curricular sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs na educação? Objetiva-se verificar o nível de correspondência entre o que diz o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Informática do IFAP e os pressupostos norteadores na 5ª competência da BNCC. A metodologia de pesquisa utilizada foi de análise documental e teve o PPC de Informática do IFAP e a BNCC como Corpus de análise. Os resultados constatam desafios sobretudo de caráter formativos e de acesso, principalmente diante da necessidade da implementação da Política Nacional de Educação Digital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliezio Oliveira (eliezio.live.comunicacao@gmail.com) on 2024-03-11T22:21:38Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2024) - O Projeto Pedagógico de Curso.pdf: 315080 bytes, checksum: fe18e7319c6ae095bd0f02413c15e603 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-12T11:53:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2024) - O Projeto Pedagógico de Curso.pdf: 315080 bytes, checksum: fe18e7319c6ae095bd0f02413c15e603 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T11:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2024) - O Projeto Pedagógico de Curso.pdf: 315080 bytes, checksum: fe18e7319c6ae095bd0f02413c15e603 (MD5) Previous issue date: 2024-02-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino informáticapt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectComputer educationpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleO Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Amapá: uma análise comparativa a partir da BNCC quanto a concepção e composição estrutural de ensino para o Curso de Informática.pt_BR
dc.title.alternativeThe Pedagogical Project of the Degree Course in Informatics of the Federal Institute of Amapá: a comparative analysis from the BNCC regarding the conception and structural composition of teaching for the Informatics Course.pt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA (2024) - O Projeto Pedagógico de Curso.pdf307,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons