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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Shirly Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8525381946006227 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | BRITO, Dejildo Roque de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7788010521677391 | pt_BR |
dc.creator | MATIAS, Ana Caroline Lucas | - |
dc.creator | PAIXÃO, Silvana Coutinho da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T11:55:16Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06T11:55:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.citation | MATIAS, Ana Caroline Lucas; PAIXÃO, Silvana Coutinho da. Matemática financeira no proeja utilizando a ferramenta scratch. 2024. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/930 | - |
dc.description.abstract | This study aims to demonstrate the use of gamification as a technological and didactic-pedagogical resource for learning mathematical knowledge. The scratch software was used to enable students in the Youth and Adult Education Program at the Federal Institute of Amapá (PROEJA/IFAP) to learn financial mathematics in a meaningful way. The scratch tool is an educational programming software that is very useful for promoting interactive, creative and dynamic classes. It can be used to create games, animations and educational stories on a variety of themes, contributing to the learning process and to the development of students' computational and creative thinking, as well as promoting student autonomy, as they become protagonists in the learning process. The methodology used during the application of the project in the PROEJA modality was based on exploratory research with a qualitative approach with 22 students where questionnaires and scratch learning workshops were applied. Data was collected using the Google Forms platform. Thus, the results of the research, through workshops, showed that it is possible to achieve active, meaningful learning in which EJA students are the protagonists of the entire educational process, consolidating the hypothesis that the use of the scratch tool is a motivational and attractive didactic-pedagogical resource for students who gradually interacted with the methodology used, where they were able to create narratives and elaborate mathematical problems, in everyday situations that involved knowledge of financial mathematics in an autonomous and constructivist way. With this, the researchers concluded that the use of gamification through the scratch software is an excellent technological tool to provide an attractive and enjoyable lesson for teaching, facilitating student learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo visa demonstrar a utilização da gamificação como recurso tecnológico e didático-pedagógico para aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Com isso, utilizou-se o software Scratch para possibilitar aos alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal do Amapá (PROEJA/IFAP) uma aprendizagem significativa no contexto da matemática financeira. A ferramenta scratch é um software educativo de programação que é muito útil para promover aulas interativas, criativas e dinâmicas, podendo ser possível criar jogos, animações e histórias educativas em diversas temáticas, contribuindo para o processo de aprendizagem e para o desenvolvimento do pensamento computacional e criativo dos alunos, além de promover a autonomia do estudante que passa a ser protagonista no processo de aprendizagem. A metodologia utilizada durante a aplicação do projeto na modalidade PROEJA, baseou-se na pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com 22 alunos onde aplicou-se questionários e oficinas de aprendizagem em Scratch. A coleta de dados foi realizada pela plataforma Google Forms. Assim, os resultados da pesquisa, por meio de oficinas demonstraram que é possível obter uma aprendizagem ativa, significativa em que os alunos da modalidade EJA são protagonistas de todo o processo educativo, consolidando a hipótese de que a utilização da ferramenta Scratch, é um recurso didático-pedagógico motivacional e atrativo para os alunos que interagiram de forma gradativa a metodologia utilizada, onde puderem criar narrativas e elaborar problemas matemáticos, em situações cotidianas que envolviam o conhecimento da matemática financeira de forma autônoma e construtivista. Com isso, as pesquisadoras concluíram que o uso da gamificação, por meio do software Scratch é uma excelente ferramenta tecnológica para proporcionar uma aula atrativa e prazerosa para o ensino, facilitando a aprendizagem dos discentes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Silvana Paixão (silvanacoutinholmp@gmail.com) on 2024-03-02T17:00:04Z No. of bitstreams: 1 MATIAS (2024), PAIXÃO (2024) - MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PROEJA UTILIZANDO A FERRAMENTA SCRATCH.pdf: 2015237 bytes, checksum: dce7f5e702a6093884dc74588ee51e7f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Silvana e Ana Caroline Para que seu depósito seja aceito, vocês devem fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: - Colocar título em caixa baixa, com exceção da primeira e inicias de nomes próprios; - sobrenomes de autoras e orientadores em caixa alta; - palavras-chave, português e inglês separadamente, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; - editor, no me da instituição, em caixa baixa: Instituto Federal do Amapá; - Renomear PDF, segue ex: FERREIRA; GAMA (2024) – Utilização do software scratch Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: - Verificar margem inferior capa e folha de rosto, local e data, devem estar no limite de 2cm; - margens, verificar desde as pré-textuais, devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, ver folha 6 do guia; - verificar espaçamento do resumo e abstract, é de 1,5 entrelinhas para todo o texto; - verificar também espaçamento 1,5, entre títulos e texto desde as pré-textuais; - verificar tamanho da fonte 10 ou 11, de figura e fonte, no corpo do trabalho; - referências: - nesta referência, colocar dois pontos depois de Gamificar, e colocar destaque nesta mesma palavra, e ainda retirar o destaque do subtítulo, retirar a palavra editora, retirar também: Tradução: Sieben Gruppe. Segue a referência: BURKE, B. (2015). Gamificar. Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução: Sieben Gruppe. São Paulo: DVS Editora. - Coloquem o trabalho todo no padrão do Guia, após essas correções, façam um novo depósito. on 2024-03-05T13:23:13Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Silvana Paixão (silvanacoutinholmp@gmail.com) on 2024-03-05T17:34:02Z No. of bitstreams: 1 MATIAS; PAIXÃO (2024) - Matemática financeira no proeja.pdf: 2015574 bytes, checksum: 176b55d40c5f88ff2ccd2d111fc5382f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-06T11:55:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATIAS; PAIXÃO (2024) - Matemática financeira no proeja.pdf: 2015574 bytes, checksum: 176b55d40c5f88ff2ccd2d111fc5382f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-06T11:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATIAS; PAIXÃO (2024) - Matemática financeira no proeja.pdf: 2015574 bytes, checksum: 176b55d40c5f88ff2ccd2d111fc5382f (MD5) Previous issue date: 2024-02-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial mathematics | pt_BR |
dc.subject | Proeja | pt_BR |
dc.subject | Scratch | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Matemática financeira no proeja utilizando a ferramenta scratch | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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