Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/929
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Na profundeza do lago, de Itamar Vieira Júnior: uma proposta de sequência básica para o ensino médio |
Autor(es): | NEVES, Alessandra Tolosa Guedes BORGES, Mayra Nicoly da Silva |
Primeiro Orientador: | BRUN, André Adriano |
Resumo: | Observando-se os métodos de ensino de literatura mais usuais nos dias atuais, é possível perceber que eles dificultam o letramento literário, que concebe a leitura enquanto ato solidário a ser ensinado. Diante disso, o presente trabalho objetivou construir e legar produto educacional voltado ao público docente da educação básica, alicerçado na sequência básica de Cosson (2016). O produto consiste em um guia didático de uma oficina de leitura e interpretação do conto “Na profundeza do lago”, de Itamar Vieira Júnior, que foi testada junto a uma turma de 1º ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá. O primeiro capítulo do trabalho, dedica-se à revisão bibliográfica do letramento literário com base nos estudos de Soares (2022), Kleiman (1995), Cosson (2016, 2017, 2021) e Paulino (2001). No segundo, apresenta-se o produto propriamente dito, com considerações voltadas ao público a que se destina. E no último, apresentam-se os principais resultados de entrevista realizada junto aos discentes e à professora da turma testada. Os dados coletados revelaram um elevado grau de satisfação tanto por parte da turma quanto por parte da docente; esta aprovou tanto o produto que referiu já ter utilizado o mesmo formato em outra turma, após o contato com ele. |
Abstract: | Looking at the most common methods of teaching literature today, it is possible to see that they hinder literary literacy, which conceives of reading as a solidary act to be taught. In view of this, this work aimed to build and bequeath an educational product aimed at basic education teachers, based on Cosson's basic sequence (2016). The product consists of a teaching guide for a workshop on reading and interpreting the short story "Na profundeza do lago", by Itamar Vieira Júnior, which was tested with a 1st year high school class at the Federal Institute of Amapá. The first chapter of the work is dedicated to a bibliographical review of literary literacy based on studies by Soares (2022), Kleiman (1995), Cosson (2016, 2017, 2021) and Paulino (2001). The second section presents the product itself, with considerations for its intended audience. Lastly, the main results of an interview conducted with the students and teacher of the class tested are presented. The data collected revealed a high level of satisfaction on the part of both the class and the teacher; the latter approved of the product so much that she said she had already used the same format in another class after coming into contact with it. |
Palavras-chave: | Letramento literário literary literacy Oficina literaria Literary workshop Interpretação de conto |
CNPq: | Literatura brasileira e língua portuguesa. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | NEVES, Alessandra Tolosa Guedes; BORGES, Mayra Nicoly da Silva. Na profundeza do lago, de Itamar Vieira Júnior: uma proposta de sequência básica para o ensino médio. 2023. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/929 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NEVES; BORGES (2023) - Na profundeza do lago.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons