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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ronaldo Franck Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6181247264729780pt_BR
dc.creatorFERREIRA, Fabiana Barreiro-
dc.creatorGAMA, Fernanda dos Santos-
dc.date.accessioned2024-03-05T13:34:11Z-
dc.date.available2024-03-05T13:34:11Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationFERREIRA; Fabiana Barreiro; GAMA, Fernanda dos Santos. Utilização do software scratch como estratégia de aprendizagem de equações do primeiro grau para a educação de jovens e adultos. 2024. 47f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/921-
dc.description.abstractThe Mathematics teaching process over the years has faced several challenges that negatively impact the development of student learning. The way that educators approach mathematical concepts is often not enough to resolve students' difficulties in learning. Due to this scenario, some methodologies have been gaining ground in the educational environment, one of which is the use of digital games as a pedagogical resource for developing mathematical skills and abilities. Therefore, this work presents the use of Scratch Software as a learning strategy to help overcome these challenges, and at the same time offer the opportunity for meaningful, interesting and motivating learning. Starting from this problem, we approach the fundamental concepts of first degree equations through the game entitled “Game of Equations” with the aim of analyzing how Scratch helps in the development and improvement of mathematical thinking. The research is quantitative and qualitative in nature, the subjects of this research are students of the Occupational Safety course of the 1st module of Proeja at the Federal Institute of Amapá. For data collection, an initial diagnostic activity, a questionnaire on the Google Forms platform and a final diagnostic activity were used to evaluate the proposal. The results of this work show that the use of the Software Scratch game proved to be effective in cognitive development and provided significant learning for students.pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino da Matemática ao longo dos anos vem enfrentando diversos desafios que impactam negativamente o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. A forma que os educadores abordam conceitos matemáticos muitas vezes não são suficientes para sanar as dificuldades dos alunos em relação ao aprendizado. Em razão desse cenário, algumas metodologias vêm ganhando espaço no meio educacional, uma delas é o uso de jogos digitais como recurso pedagógico para desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. Desse modo, este trabalho apresenta o uso do Software Scratch como estratégia de aprendizagem para contribuir a superar esses desafios, e ao mesmo tempo oferecer a oportunidade de uma aprendizagem significativa, interessante e motivadora. Partindo dessa problemática, abordamos os conceitos fundamentais de equações do primeiro grau por meio do jogo intitulado “Jogo das Equações” com o objetivo de analisar como o Scratch auxilia no desenvolvimento e aperfeiçoamento do pensamento matemático. A pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa, os sujeitos dessa pesquisa são alunos do curso de Segurança do Trabalho do 1º módulo do Proeja do Instituto Federal do Amapá. Para coleta de dados foi utilizada atividade diagnóstica inicial , questionário na plataforma google forms e atividade diagnóstica final para avaliação da proposta. Os resultados deste trabalho mostram que o uso do jogo Software Scratch se revelou eficaz no desenvolvimento cognitivo e proporcionou uma aprendizagem significativa para os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiana Barreiro Ferreira (barreirofabiana14@gmail.com) on 2024-03-04T18:54:18Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA; GAMA (2024) - Utilização do software scratch.pdf: 1073620 bytes, checksum: 07498db48b87d3b7785af31101b18a1b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-03-05T13:34:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA; GAMA (2024) - Utilização do software scratch.pdf: 1073620 bytes, checksum: 07498db48b87d3b7785af31101b18a1b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-05T13:34:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA; GAMA (2024) - Utilização do software scratch.pdf: 1073620 bytes, checksum: 07498db48b87d3b7785af31101b18a1b (MD5) Previous issue date: 2024-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectscratchpt_BR
dc.subjectscratchpt_BR
dc.subjectequaçõespt_BR
dc.subjectequationspt_BR
dc.subjectjogopt_BR
dc.subjectgamept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUtilização do software scratch como estratégia de aprendizagem de equações do primeiro grau para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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