Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/907
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: 2° Desafio literário ifapiano: o fomento à leitura por meio do estímulo a habilidades diversas
Autor(es): SOARES, Maitê da Conceição
COELHO, Mayla Monise de Oliveira
Primeiro Orientador: BRUN, André Adriano
Resumo: O presente trabalho é resultado de pesquisa que teve como objeto e sujeitos de investigação o 2º Desafio Literário Ifapiano (DLI), o qual ocorreu no Instituto Federal do Amapá- IFAP, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT. A pesquisa objetivou averiguar se a gincana, por meio de suas provas lúdicas, consegue tanto estimular as habilidades diversas quanto fomentar as práticas da leitura e da discussão de textos literários e, consequentemente, o aprendizado da literatura entre seus participantes, que são exclusivamente para os alunos do Ensino Médio. O trabalho dividiu-se em 3 etapas e em cada uma delas foi empregada uma metodologia peculiar: da pesquisa bibliográfica, na primeira; da documental, na segunda; e da quanti e qualitativa, na terceira. O estudo ancorou-se nas proposições teóricas de Gardner (2012), o teórico que dá sustentação ao evento; Antunes (2021 e 2022); Smole (1999), dentre outros. A partir da análise documental, das observações in loco e do levantamento de dados foi possível concluir que os objetivos da gincana foram alcançados, e trouxeram resultados tanto positivos quanto negativos, os quais servirão para o aprimoramento e, talvez, expansão, do projeto em suas próximas edições.
Abstract: The present work is the result of research that focused on the object and subjects of investigation in the 2nd Ifapian Literary Challenge (DLI), which took place at the Federal Institute of Amapá (IFAP) during the National Week of Science and Technology (SNCT). The research aimed to investigate whether the competition, through its playful tests, can stimulate diverse skills and promote the practices of reading and discussing literary texts, consequently enhancing the learning of literature among its participants, exclusively high school students. The work was divided into three stages, each employing a specific methodology: bibliographic research in the first stage, documentary research in the second, and quantitative and qualitative research in the third. The study was grounded in the theoretical propositions of Gardner (2012), the theorist supporting the event; Antunes (2021 and 2022); Smole (1999), among others. Through documentary analysis, on-site observations, and data collection, it was possible to conclude that the goals of the competition were achieved, yielding both positive and negative results. These findings will contribute to the improvement and, perhaps, expansion of the project in its upcoming editions.
Palavras-chave: Desafio literário Ifapiano
Gincana literária
Howard Gardner
Literary challenge
Ifapiano literary challenge
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: SOARES, Maitê da Conceição; COELHO, Mayla Monise de Oliveira. 2° Desafio literário ifapiano: o fomento à leitura por meio do estimulo a habilidades diversas. 2023. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/907
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOARES;COELHO (2023)- Desafio literário ifapiano..pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons