Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/907
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | 2° Desafio literário ifapiano: o fomento à leitura por meio do estímulo a habilidades diversas |
Autor(es): | SOARES, Maitê da Conceição COELHO, Mayla Monise de Oliveira |
Primeiro Orientador: | BRUN, André Adriano |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de pesquisa que teve como objeto e sujeitos de investigação o 2º Desafio Literário Ifapiano (DLI), o qual ocorreu no Instituto Federal do Amapá- IFAP, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia- SNCT. A pesquisa objetivou averiguar se a gincana, por meio de suas provas lúdicas, consegue tanto estimular as habilidades diversas quanto fomentar as práticas da leitura e da discussão de textos literários e, consequentemente, o aprendizado da literatura entre seus participantes, que são exclusivamente para os alunos do Ensino Médio. O trabalho dividiu-se em 3 etapas e em cada uma delas foi empregada uma metodologia peculiar: da pesquisa bibliográfica, na primeira; da documental, na segunda; e da quanti e qualitativa, na terceira. O estudo ancorou-se nas proposições teóricas de Gardner (2012), o teórico que dá sustentação ao evento; Antunes (2021 e 2022); Smole (1999), dentre outros. A partir da análise documental, das observações in loco e do levantamento de dados foi possível concluir que os objetivos da gincana foram alcançados, e trouxeram resultados tanto positivos quanto negativos, os quais servirão para o aprimoramento e, talvez, expansão, do projeto em suas próximas edições. |
Abstract: | The present work is the result of research that focused on the object and subjects of investigation in the 2nd Ifapian Literary Challenge (DLI), which took place at the Federal Institute of Amapá (IFAP) during the National Week of Science and Technology (SNCT). The research aimed to investigate whether the competition, through its playful tests, can stimulate diverse skills and promote the practices of reading and discussing literary texts, consequently enhancing the learning of literature among its participants, exclusively high school students. The work was divided into three stages, each employing a specific methodology: bibliographic research in the first stage, documentary research in the second, and quantitative and qualitative research in the third. The study was grounded in the theoretical propositions of Gardner (2012), the theorist supporting the event; Antunes (2021 and 2022); Smole (1999), among others. Through documentary analysis, on-site observations, and data collection, it was possible to conclude that the goals of the competition were achieved, yielding both positive and negative results. These findings will contribute to the improvement and, perhaps, expansion of the project in its upcoming editions. |
Palavras-chave: | Desafio literário Ifapiano Gincana literária Howard Gardner Literary challenge Ifapiano literary challenge |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | SOARES, Maitê da Conceição; COELHO, Mayla Monise de Oliveira. 2° Desafio literário ifapiano: o fomento à leitura por meio do estimulo a habilidades diversas. 2023. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/907 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOARES;COELHO (2023)- Desafio literário ifapiano..pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons