Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/902
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Meme: uma proposta para o uso de gênero digital no ensino de língua inglesa |
Autor(es): | NERY, Ana Eloise Ferro CARMO, Iasmin Oliveira do |
Primeiro Orientador: | PEREIRA, Aldina Tatiana Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | GRANGEIRO, Letícia dos Santos |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta a inserção de abordagens multimodais em sala de aula, pois com o advento da pandemia, as pessoas – e principalmente os jovens – ficaram muito envolvidos com a internet e com as mídias sociais, passando a fazer, cada vez mais, parte de sua realidade, e pensando nisto que foi desenvolvida a proposta do uso de tecnologias em sala, pois é uma ferramenta de reconhecimento por parte do aluno, a qual ele se identifica, gerando assim interesse de sua parte, com a intenção de não apenas chamar a atenção dos alunos mas ensiná-los determinado assunto, a partir destes recursos digitais. Com o foco em língua inglesa, e o recurso multimodal meme, foi levantado o seguinte questionamento: “Como a utilização de meme nas aulas de língua inglesa pode contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos?”, sendo assim, com esta questão levantada foi objetivado: Fazer uma verificação se o meme pode ser um contribuinte, no enriquecimento, das aulas de língua inglesa, possibilitando com que o aluno desenvolva competências e habilidades comunicativas nesta língua, através de uma ferramenta interessante a ele e que está, com grandes possibilidades, inserida em seu cotidiano. Com isto, levantaram-se outras propostas, tais quais: 1. Propor, em forma de oficina, o uso do tema Present Continuous por meio do Meme; 2. Realizar a oferta da oficina aos alunos do 1º ano do ensino médio integrado ao técnico do curso de Publicidade do Ifap – campus Santana; 3. Verificar a percepção dos alunos sobre o tema proposto, a partir da construção dos próprios memes. Sendo assim, para os procedimentos metodológicos foi assumida uma abordagem qualitativa, com uma aproximação da pesquisa-ação. Para a realização desta pesquisa teve-se como participantes os alunos do 1º ano do Ensino Médio, na forma integrada, do curso Técnico em Publicidade, do Instituto Federal do Amapá – campus Santana. Sendo assim, fora ofertado a eles uma oficina, com as pretensões de verificar os pontos levantados previamente, a análise dos resultados de tal procedimento verificou-se através do Diário de Campo e da produção dos discentes. O segmento do diário de campo baseou-se na proposta descritiva feita por Bogdan e Biklen (1982), na qual foi apresentada a descrição e percepção das pesquisadoras da oferta da oficina, em seguida, a análise das produções. Com isto, os resultados obtidos demonstraram que o uso de recursos multimodais, em especifico o meme, pode ser um recurso de muita utilidade ao serem inseridos em sala, por terem estimulado a participação, a interação, expressão e criatividade dos alunos, pontuando também a importância do reforço gramatical e a possibilidade de se expressar em uma segunda língua. |
Abstract: | This work proposes the insertion of multimodal approaches in the classroom, as with the advent of the pandemic, people – and especially young people – became very involved with the internet and social media, starting to do more and more part of their reality, and with this in mind, the proposal for the use of technologies in the classroom was developed, as it is a recognition tool on the part of the student, with which they identify, thus generating interest on their part, with the intention of not only attract students' attention but teach them a certain subject, using these digital resources. With the focus on the English language, and the multimodal meme resource, the following question was raised: “How can the use of memes in English language classes contribute to the development of students' linguistic skills?”, therefore, with this question raised The objective was: To verify whether the meme can be a contributor, in the enrichment, of English language classes, enabling the student to develop communicative skills and abilities in this language, through an interesting tool for them and which has great possibilities , inserted into your daily life. With this, other proposals were raised, such as: 1. Propose, in the form of a workshop, the use of the Present Continuous theme through the Meme; 2. Offer the workshop to 1st year high school students integrated with the Ifap Advertising course technician – Santana campus; 3. Check students' perception of the proposed topic, based on the construction of their own memes. Therefore, a qualitative approach was adopted for the methodological procedures, with an approach to action research. To carry out this research, the participants were students in the 1st year of high school, in an integrated form, from the Advertising Technician course, at the Federal Institute of Amapá – Santana campus. Therefore, a workshop was offered to them, with the intention of verifying the points previously raised. The analysis of the results of such a procedure was verified through the Field Diary and the students' production. The field diary segment was based on the descriptive proposal made by Bogdan and Biklen (1982), in which the researchers' description and perception of the workshop offering was presented, followed by the analysis of the productions. With this, the results obtained demonstrated that the use of multimodal resources, specifically the meme, can be a very useful resource when inserted in the classroom, as they have stimulated the participation, interaction, expression and creativity of students, also highlighting the importance of grammatical reinforcement and the possibility of expressing oneself in a second language. |
Palavras-chave: | Meme - recurso multimodal Meme - gênero digital Língua inglesa - aprendizagem Meme - multimodal resource Meme - digital genre English language - learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | NERY, Ana Eloise Ferro; CARMO, Iasmin Oliveira do. Meme: uma proposta para o uso de gênero digital no ensino de língua inglesa. 2023. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/902 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NERY(2023); CARMO(2023) - MEME UMA PROPOSTA PARA USO DE GÊNERO DIGITAL.pdf | 5,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons