Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Elma Daniela Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1868826961009523 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MAGALHÃES, Rudá Tavares | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1942689646720646 | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Jozuelson Calixto dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7006531531407431 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T13:34:21Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30 | - |
dc.date.available | 2024-01-30T13:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jozuelson Calixto dos. Educação financeira na educação básica : aplicabilidade no mercado de investimentos na era da moeda digital. 2023. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/886 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work has as its theme “financial mathematics in basic education: applicability in the investment market in the era of digital currency”. Speaking of financial education is the process through which individuals and societies improve their understanding of financial concepts and products, comprising information, training and guidance approaches, so that students can develop fundamental values and skills, and become more aware of the opportunities and risks involved. Within this context, the general objective of this work was to understand the teaching and learning process of financial mathematics in basic education focused on the possibility of immersing students in the area of investment in financial markets of the digital age. As for the methodology, we carried out a descriptive research, according to a qualitative approach, in which we sought to describe the characteristics of a given population in order to understand the phenomenon in depth, investigated through the inductive method. With regard to research techniques, we developed a bibliographical research, as well as using the integrative literature review to substantiate the theoretical basis. Through the research carried out, we arrived at the following results that first it is important to think about the knowledge of such practices inserted in a space where they can be developed, and in this area, basic education is an opportune moment and space for the development of the teaching process/ learning. Works with investment in financial markets of the digital age, in order to allow the immersion of professors and students in modern financial markets. We conclude that currently, in general, the teaching of financial mathematics in Basic Education does not receive the due relevance, and considering that the first contact of the student with this subject in a more effective way occurs in the seventh year of Elementary School in a curriculum of nine years after studying ratio, proportion and the rule of three, the introduction of the subject usually occurs in an artificial way, in which the teacher often resorts to the rule of three, which hinders the later deepening when students study the same and new contents of financial mathematics in the third year of high school. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a “matemática financeira na educação básica: aplicabilidade no mercado de investimentos na era da moeda digital”. Falar da educação financeira é o processo através do qual os indivíduos e as sociedades aperfeiçoam seus entendimentos sobre os conceitos e produtos financeiros, compreendendo abordagens de informação, formação e orientação, para que os alunos possam desenvolver valores e competências fundamentais, e se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos envolvidos. Dentro desse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi compreender o processo de ensino e aprendizagem da matemática financeira na educação básica voltada para a possibilidade de imergir os estudantes na área de investimento em mercados financeiros da era digital. Quanto a metodologia, realizamos uma pesquisa descritiva, de acordo com uma abordagem qualitativa, na qual buscamos descrever as características de determinada população para compreendermos o fenômeno em profundidade, investigado através do método indutivo. No que se refere às técnicas de pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica assim como também utilizamos para fundamentar a base teórica a revisão de literatura integrativa. Através da pesquisa realizada chegamos aos seguintes resultados que primeiro é importante pensarmos a respeito do conhecimento de tais práticas inseridas em um espaço onde possam ser desenvolvidas, e nesta área, a educação básica é um momento e espaço oportuno para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Trabalhos com o investimento em mercados financeiros da era digital, de modo a possibilitar a imersão dos docentes e discentes em mercados financeiros modernos. Concluímos que atualmente, de forma geral, o ensino da matemática financeira na Educação Básica não recebe a devida relevância, e considerando-se que o primeiro contato do aluno com este tema de forma mais efetiva ocorre no sétimo ano do Ensino Fundamental em um currículo de nove anos após o estudo de razão, proporção e regra de três, a introdução do assunto geralmente ocorre de forma artificial, em que o professor muitas das vezes recorre à regra de três, o que prejudica o aprofundamento posterior quando os alunos estudam os mesmos e novos conteúdos de matemática financeira no terceiro ano do ensino médio . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by jozuelson Santos (jozuelsoncalixto@gmail.com) on 2024-01-29T13:44:18Z No. of bitstreams: 1 TCC2 Jozuelson revisado.pdf: 1331592 bytes, checksum: 2112a389e9fa829ba356ef5794312790 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2024-01-30T13:34:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC2 Jozuelson revisado.pdf: 1331592 bytes, checksum: 2112a389e9fa829ba356ef5794312790 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-30T13:34:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC2 Jozuelson revisado.pdf: 1331592 bytes, checksum: 2112a389e9fa829ba356ef5794312790 (MD5) Previous issue date: 2023-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Moeda digital | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial mathematics | pt_BR |
dc.subject | Digital currency | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
dc.title | Educação financeira na educação básica : Aplicabilidade no mercado de investimentos na era da moeda digital. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos (2023) - Educação financeira na educação básica.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons