Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LIMA, Elma Daniela Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1868826961009523pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MAGALHÃES, Rudá Tavares-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942689646720646pt_BR
dc.creatorSANTOS, Jozuelson Calixto dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006531531407431pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T13:34:21Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-01-30T13:34:21Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Jozuelson Calixto dos. Educação financeira na educação básica : aplicabilidade no mercado de investimentos na era da moeda digital. 2023. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/886-
dc.description.abstractThis Course Completion Work has as its theme “financial mathematics in basic education: applicability in the investment market in the era of digital currency”. Speaking of financial education is the process through which individuals and societies improve their understanding of financial concepts and products, comprising information, training and guidance approaches, so that students can develop fundamental values and skills, and become more aware of the opportunities and risks involved. Within this context, the general objective of this work was to understand the teaching and learning process of financial mathematics in basic education focused on the possibility of immersing students in the area of investment in financial markets of the digital age. As for the methodology, we carried out a descriptive research, according to a qualitative approach, in which we sought to describe the characteristics of a given population in order to understand the phenomenon in depth, investigated through the inductive method. With regard to research techniques, we developed a bibliographical research, as well as using the integrative literature review to substantiate the theoretical basis. Through the research carried out, we arrived at the following results that first it is important to think about the knowledge of such practices inserted in a space where they can be developed, and in this area, basic education is an opportune moment and space for the development of the teaching process/ learning. Works with investment in financial markets of the digital age, in order to allow the immersion of professors and students in modern financial markets. We conclude that currently, in general, the teaching of financial mathematics in Basic Education does not receive the due relevance, and considering that the first contact of the student with this subject in a more effective way occurs in the seventh year of Elementary School in a curriculum of nine years after studying ratio, proportion and the rule of three, the introduction of the subject usually occurs in an artificial way, in which the teacher often resorts to the rule of three, which hinders the later deepening when students study the same and new contents of financial mathematics in the third year of high school.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a “matemática financeira na educação básica: aplicabilidade no mercado de investimentos na era da moeda digital”. Falar da educação financeira é o processo através do qual os indivíduos e as sociedades aperfeiçoam seus entendimentos sobre os conceitos e produtos financeiros, compreendendo abordagens de informação, formação e orientação, para que os alunos possam desenvolver valores e competências fundamentais, e se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos envolvidos. Dentro desse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi compreender o processo de ensino e aprendizagem da matemática financeira na educação básica voltada para a possibilidade de imergir os estudantes na área de investimento em mercados financeiros da era digital. Quanto a metodologia, realizamos uma pesquisa descritiva, de acordo com uma abordagem qualitativa, na qual buscamos descrever as características de determinada população para compreendermos o fenômeno em profundidade, investigado através do método indutivo. No que se refere às técnicas de pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica assim como também utilizamos para fundamentar a base teórica a revisão de literatura integrativa. Através da pesquisa realizada chegamos aos seguintes resultados que primeiro é importante pensarmos a respeito do conhecimento de tais práticas inseridas em um espaço onde possam ser desenvolvidas, e nesta área, a educação básica é um momento e espaço oportuno para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Trabalhos com o investimento em mercados financeiros da era digital, de modo a possibilitar a imersão dos docentes e discentes em mercados financeiros modernos. Concluímos que atualmente, de forma geral, o ensino da matemática financeira na Educação Básica não recebe a devida relevância, e considerando-se que o primeiro contato do aluno com este tema de forma mais efetiva ocorre no sétimo ano do Ensino Fundamental em um currículo de nove anos após o estudo de razão, proporção e regra de três, a introdução do assunto geralmente ocorre de forma artificial, em que o professor muitas das vezes recorre à regra de três, o que prejudica o aprofundamento posterior quando os alunos estudam os mesmos e novos conteúdos de matemática financeira no terceiro ano do ensino médio .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by jozuelson Santos (jozuelsoncalixto@gmail.com) on 2024-01-29T13:44:18Z No. of bitstreams: 1 TCC2 Jozuelson revisado.pdf: 1331592 bytes, checksum: 2112a389e9fa829ba356ef5794312790 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2024-01-30T13:34:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC2 Jozuelson revisado.pdf: 1331592 bytes, checksum: 2112a389e9fa829ba356ef5794312790 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-30T13:34:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC2 Jozuelson revisado.pdf: 1331592 bytes, checksum: 2112a389e9fa829ba356ef5794312790 (MD5) Previous issue date: 2023-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMoeda digitalpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial mathematicspt_BR
dc.subjectDigital currencypt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.titleEducação financeira na educação básica : Aplicabilidade no mercado de investimentos na era da moeda digital.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos (2023) - Educação financeira na educação básica.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons