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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de games como instrumento de aprendizagem de biologia aplicados no ensino médio técnico do IFAP – campus Laranjal do Jari - AP
Autor(es): TRINDADE, Celine Pinto
Primeiro Orientador: NOBRE, Vera Lúcia Silva de Sousa
Resumo: Esta pesquisa tem como temática Uso de Games como instrumento de aprendizagem de Biologia aplicado no Ensino Médio Técnico do IFAP – campus Laranjal do Jari. Esta metodologia inovadora vem sendo aplicada ativamente nas práticas, como ferramenta de estratégia e aprendizagem, e tem como objetivo geral compreender o uso da gamificação como ferramenta educacional no ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio técnico do IFAP na disciplina de biologia e traz a seguinte forma: “Qual é o impacto da gamificação no ensino-aprendizagem de biologia no ensino médio em termos de engajamento dos alunos, compreensão de conteúdo e retenção em longo prazo?”. A proposta tem como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, que tem como finalidade desenvolver a atração natural dos indivíduos por jogos e a interatividade das tecnologias digitais para aumentar o engajamento, a motivação e a eficácia do aprendizado ou de outras atividades. Os resultados desta pesquisa foram colhidos através de questionário no Google Forms. A pesquisa se mostrou satisfatória aos participantes. Contudo, com o uso da gamificação nas aulas de biologia ressignificam o aprendizado dos alunos e corroboram para a prática do professor.
Abstract: This research has the theme of Using Games as a Biology learning tool applied in Technical High School at IFAP – Laranjal do Jari campus. This innovative methodology has been actively applied in practices, as a learning strategy tool, and its general objective is to understand the use of gamification as an educational tool in the teaching and learning of technical high school students at IFAP in the biology discipline and brings the following form: “What is the impact of gamification on the teaching-learning of biology in high school in terms of student engagement, content understanding and long-term retention”. The proposal's methodological procedures are qualitative research, which aims to develop individuals' natural attraction to games and the interactivity of digital technologies to increase engagement, motivation and effectiveness of learning or other activities. The results of this research were collected through a questionnaire on Google Forms. The research proved to be satisfactory to the participants. However, the use of gamification in biology classes gives a new meaning to student learning and supports the teacher's practice.
Palavras-chave: Gamificação
Tecnologia
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: TRINDADE, Celine Pinto. Uso de games como instrumento de aprendizagem de biologia aplicados no ensino médio técnico do IFAP - Campus Laranjal do Jari - AP. 2023.36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em ciências biológicas) - Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/871
Data do documento: 19-Dez-2023
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