Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/862
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades enfrentadas pelos alunos autistas no aprendizado do ensino de ciências
Autor(es): GAMA, Vanessa Stefany Rodrigues da
Primeiro Orientador: SOUZA, Vera Lucia Silva de
Resumo: Sabe- se que o autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os desafios que os alunos com o Transtorno do Espectro Autista enfrentam para aprender o conteúdo de ciências, evidenciando as dificuldades enfrentadas na sala de aula, bem como as investigar as metodologias que facilitam o processo de aprendizagem de conceitos específicos da área de ciências e ao mesmo tempo analisar estratégias e recursos educacionais aplicados por professores que corroboram com o desenvolvimento do estudante. Neste sentido, a metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica abrangente com descrição dos dados, explorando estudos e artigoos científicos relevantes sobre a temática. O resultado da pesquisa mostrou-se satisfatório, pois os artigos que foram analisados e constaram a necessidade adaptações curriculares e flexibilização de atividades para se trabalhar o conteúdo de ciências nas aulas.
Abstract: It is known that autism is considered a neurodevelopmental disorder that affects the individual's communication, social interaction and behavior. This research aims to understand the challenges that students withAutism Spectrum Disorder face to learn science content, highlighting the difficulties faced in the classroom, as well as investigating the methodologies that facilitate the learning process of specific concepts of area of science and at the same time analyze educational strategies and resources applied by teachers who support student development. In this sense, the methodology applied was a comprehensive bibliographic review with data description, exploring relevant scientific studies and articles on the topic. The result of the research was satisfactory, as the articles that were analyzed revealed the need for curricular adaptations and flexibility in activities to work on science content in classes.
Palavras-chave: educação inclusiva; dificuldades; autista; aprendizado
inclusive education; difficulties; autistic; apprenticeship.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: GAMA, Vanessa Stetany Rodrigue da; Dificuldades enfrentadas pelos alunos autistas no aprendizado do ensino de ciências. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/862
Data do documento: 22-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAMA (2023) - Dificuldades Enfrentadas Pelos.pdf793,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.