Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/862
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dificuldades enfrentadas pelos alunos autistas no aprendizado do ensino de ciências |
Autor(es): | GAMA, Vanessa Stefany Rodrigues da |
Primeiro Orientador: | SOUZA, Vera Lucia Silva de |
Resumo: | Sabe- se que o autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os desafios que os alunos com o Transtorno do Espectro Autista enfrentam para aprender o conteúdo de ciências, evidenciando as dificuldades enfrentadas na sala de aula, bem como as investigar as metodologias que facilitam o processo de aprendizagem de conceitos específicos da área de ciências e ao mesmo tempo analisar estratégias e recursos educacionais aplicados por professores que corroboram com o desenvolvimento do estudante. Neste sentido, a metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica abrangente com descrição dos dados, explorando estudos e artigoos científicos relevantes sobre a temática. O resultado da pesquisa mostrou-se satisfatório, pois os artigos que foram analisados e constaram a necessidade adaptações curriculares e flexibilização de atividades para se trabalhar o conteúdo de ciências nas aulas. |
Abstract: | It is known that autism is considered a neurodevelopmental disorder that affects the individual's communication, social interaction and behavior. This research aims to understand the challenges that students withAutism Spectrum Disorder face to learn science content, highlighting the difficulties faced in the classroom, as well as investigating the methodologies that facilitate the learning process of specific concepts of area of science and at the same time analyze educational strategies and resources applied by teachers who support student development. In this sense, the methodology applied was a comprehensive bibliographic review with data description, exploring relevant scientific studies and articles on the topic. The result of the research was satisfactory, as the articles that were analyzed revealed the need for curricular adaptations and flexibility in activities to work on science content in classes. |
Palavras-chave: | educação inclusiva; dificuldades; autista; aprendizado inclusive education; difficulties; autistic; apprenticeship. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Citação: | GAMA, Vanessa Stetany Rodrigue da; Dificuldades enfrentadas pelos alunos autistas no aprendizado do ensino de ciências. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/862 |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GAMA (2023) - Dificuldades Enfrentadas Pelos.pdf | 793,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.