Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Vera Lucia Silva de | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-8447-6054 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4913207741413332 | pt_BR |
dc.creator | GAMA, Vanessa Stefany Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T14:45:49Z | - |
dc.date.available | 2024-01-17 | - |
dc.date.available | 2024-01-18T14:45:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Vanessa Stetany Rodrigue da; Dificuldades enfrentadas pelos alunos autistas no aprendizado do ensino de ciências. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/862 | - |
dc.description.abstract | It is known that autism is considered a neurodevelopmental disorder that affects the individual's communication, social interaction and behavior. This research aims to understand the challenges that students withAutism Spectrum Disorder face to learn science content, highlighting the difficulties faced in the classroom, as well as investigating the methodologies that facilitate the learning process of specific concepts of area of science and at the same time analyze educational strategies and resources applied by teachers who support student development. In this sense, the methodology applied was a comprehensive bibliographic review with data description, exploring relevant scientific studies and articles on the topic. The result of the research was satisfactory, as the articles that were analyzed revealed the need for curricular adaptations and flexibility in activities to work on science content in classes. | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe- se que o autismo é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os desafios que os alunos com o Transtorno do Espectro Autista enfrentam para aprender o conteúdo de ciências, evidenciando as dificuldades enfrentadas na sala de aula, bem como as investigar as metodologias que facilitam o processo de aprendizagem de conceitos específicos da área de ciências e ao mesmo tempo analisar estratégias e recursos educacionais aplicados por professores que corroboram com o desenvolvimento do estudante. Neste sentido, a metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica abrangente com descrição dos dados, explorando estudos e artigoos científicos relevantes sobre a temática. O resultado da pesquisa mostrou-se satisfatório, pois os artigos que foram analisados e constaram a necessidade adaptações curriculares e flexibilização de atividades para se trabalhar o conteúdo de ciências nas aulas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Stefany Rodrigues da Gama (vanessa30x30@gmail.com) on 2024-01-17T15:46:03Z No. of bitstreams: 1 GAMA (2023) - Dificuldades Enfrentadas Pelos Alunos Autistas.pdf: 813145 bytes, checksum: 83b4736f1ac5b940f4e25c319615602d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br), reason: Prezado, solicitamos que siga as orientações presentes na guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos e o template de TCC disponíveis na página do repositório em “documentos úteis” faça as seguintes correções: 1. Na capa faltou inserir o nome do campus no cabeçalho “LARANJAL DO JARI”. 2. Na página agradecimentos, ATENÇÃO: NÃO se inicia o agradecimento com a palavra “Agradeço”, pois já vem descrito no título da seção. Portanto, modifique. 3. Palavras-chave e keywords não ficam em negrito; 4. A partir da folha de rosto, todas as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração começa a partir da primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha. ATENÇÃO: Capa não conta na paginação. 5. Faltou inserir referências no sumário; 6. As referências não têm recuo no início da página. Faça uma revisão de acordo com a guia de trabalhos acadêmicos, pois não estão bem formatadas. 7. Todo capítulo inicia em folha separada. Faça isso com “METODOLOGIA “ e RESULTADOS E DISCUSSÕES . Quanto a descrição do depósito: você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do repositório em “documentos úteis” e fazer as seguintes correções: 1. Faltou você colar o resumo e Keywords; on 2024-01-17T16:14:38Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Stefany Rodrigues da Gama (vanessa30x30@gmail.com) on 2024-01-17T17:17:54Z No. of bitstreams: 1 GAMA (2023) - Dificuldades Enfrentadas Pelos.pdf: 812569 bytes, checksum: 67138bf0f19838c3d15af427cd470a9c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br) on 2024-01-18T14:45:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GAMA (2023) - Dificuldades Enfrentadas Pelos.pdf: 812569 bytes, checksum: 67138bf0f19838c3d15af427cd470a9c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-18T14:45:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAMA (2023) - Dificuldades Enfrentadas Pelos.pdf: 812569 bytes, checksum: 67138bf0f19838c3d15af427cd470a9c (MD5) Previous issue date: 2023-12-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva; dificuldades; autista; aprendizado | pt_BR |
dc.subject | inclusive education; difficulties; autistic; apprenticeship. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Dificuldades enfrentadas pelos alunos autistas no aprendizado do ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GAMA (2023) - Dificuldades Enfrentadas Pelos.pdf | 793,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.