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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Aldina Tatiana Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7854103867873533pt_BR
dc.creatorMARTINS, Thor do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-01-17T12:45:37Z-
dc.date.available2024-01-11-
dc.date.available2024-01-17T12:45:37Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Thor do Nascimento. Livro Interativo de Obras Literárias: a utilização de objeto digital de aprendizagem para o desenvolvimento da leitura em língua inglesa. 2023. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Instituto Federal do Amapá. Macapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/852-
dc.description.abstractThis work explores the intersection of literature, education, and digital learning objects (ODA) as a means to address the challenges of fostering a reading culture, particularly in the context of English language education. The author reflects on a lifelong passion for literature, influenced by remarkable language and literature teachers, and a strong desire to impart knowledge as an inspiring educator. Recognizing the persistent difficulties in cultivating new readers in Brazil, as evidenced by the 2016 study "Retratos da Leitura no Brasil" conducted by Ibope for the Instituto Pró-Livro, the article underscores the crucial role of schools and teachers in shaping reading habits. The study reveals that only 56% of the Brazilian population engages in reading, emphasizing the need to stimulate reading in the classroom and make literature enjoyable and routine for students. The author, prompted by a conversation with Professor Aldina Tatiana Silva Pereira, explores a novel approach: the use of digital learning objects (ODA) for teaching literature. The central inquiry emerges: How can digital learning objects, presented in the classroom, contribute to the formation of new English-language readers and enhance reading comprehension? This work asserts its significance by proposing that the integration of ODA with literature can not only contribute to the formation of new readers but also aid in sustaining the reading habits of younger generations. The study, conducted as a qualitative case study, unfolds at IFAP Campus Macapá, focusing on second-year students in the technical food course. Data collection involves ODA activities and a student perception questionnaire to address the overarching objective: examining the contribution of digital learning objects to the formation of new English-language readers. This work details the application of an ODA interactive book, "The Tale of the Three Brothers" by JK Rowling, and evaluates how the interactive ODA strengthens reading proficiency. Additionally, it investigates students' perceptions of reading literary works through interactions with ODA. While not a conclusive work, the study encourages further exploration of ODA for literary works and additional research to gauge their influence on enhancing reading skills. This work concludes with an overview of the chapters, encompassing the theoretical framework, methodological procedures, data analysis, and findings, emphasizing the potential of ODA in shaping the future of literature education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda sobre a interseção entre literatura, educação e Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) como meio de abordar os desafios de fomentar uma cultura de leitura, especialmente no contexto do ensino da língua inglesa. Nesse trabalho, eu reflito sobre uma paixão vitalícia pela literatura, influenciada por notáveis professores de língua e literatura, e um forte desejo de transmitir conhecimento como educador inspirador. Reconhecendo as persistentes dificuldades em cultivar novos leitores no Brasil, conforme evidenciado pelo estudo "Retratos da Leitura no Brasil" de 2016, conduzido pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, o artigo destaca o papel crucial das escolas e professores na formação dos hábitos de leitura. O estudo "Retratos da Leitura no Brasil" revela que apenas 56% da população brasileira se envolve na leitura, enfatizando a necessidade de estimular a leitura na sala de aula e tornar a literatura agradável e rotineira para os alunos. Eu, motivado por uma conversa com a minha Professora, a Mestra Aldina Tatiana Silva Pereira, professora de língua inglesa do IFAP, investigo uma abordagem inovadora: o uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) para o ensino de literatura. A questão central surge: Como objetos digitais de aprendizagem, apresentados em sala de aula, podem contribuir para a formação de novos leitores de língua inglesa e aprimorar a compreensão da leitura? Este trabalho destaca sua importância ao propor que a integração de ODAs com a literatura pode não apenas contribuir para a formação de novos leitores, mas também auxiliar na manutenção dos hábitos de leitura das gerações mais jovens. O estudo, conduzido como um estudo de caso qualitativo, acontece no Campus Macapá do IFAP, concentrando-se em estudantes do segundo ano do curso técnico de alimentos. A coleta de dados envolve atividades com ODAs e um questionário de percepção dos alunos para abordar o objetivo principal: verificar a contribuição dos objetos digitais de aprendizagem para a formação de novos leitores de língua inglesa. Este trabalho detalha a aplicação de um livro interativo de ODA, "The Tale of the Three Brothers" de JK Rowling, e avalia como o ODA interativo fortalece a proficiência na leitura. Além disso, investiga as percepções dos alunos sobre a leitura de obras literárias por meio de interações com ODAs. Embora não seja um trabalho conclusivo, o estudo incentiva uma exploração mais aprofundada de ODAs para obras literárias e pesquisas adicionais para avaliar sua influência no aprimoramento das habilidades de leitura. Este trabalho conclui com uma visão geral dos capítulos, abrangendo o referencial teórico, procedimentos metodológicos, análise de dados e descobertas, enfatizando o potencial dos ODAs na moldagem do futuro da educação literária.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thor Martins (tmart946@gmail.com) on 2024-01-10T23:07:05Z No. of bitstreams: 1 MARTINS (2023) - Livro interativo de.docx: 8915092 bytes, checksum: 1deeb8ff632b4a94b688415573949e61 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Thor Martins Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5; 2- nome do arquivo em PDF, segue ex: SOBRENOME (2023) – Três primeiras palavras do título MARTINS (2023) - Livro Interativo de Obras 3- enviar TCC em PDF. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Palavras-chave, iniciais em letras minúsculas, com exceção da sigla, o mesmo para Keywords; 2- sumário, seção 2.2 se repete na mesma linha; 3- margens, verifique, pois devem ter as seguintes dimensões: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita, principalmente a superior de algumas folhas, ver folha 6 do guia; 4- veja que dentro do trabalho, alguns títulos das tabelas deve ser separado por hífen e não dois pontos; 5- corrigir a formatação das legendas das figuras e tabelas no texto, todas devem estar no mesmo padrão, no Guia tem os modelos para você seguir; 6- referências, verifique que ainda tem subtítulos destacados incorretamente, não se escreve a palavra editora na imprenta etc..… Deve corrigi-las usando os modelos que estão no Guia, a partir da folha 18. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia e utilize o Template para configurar seu trabalho, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-01-11T11:44:05Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Thor Martins (tmart946@gmail.com) on 2024-01-12T04:18:59Z No. of bitstreams: 1 MARTINS (2023) - Livro Interativo de Obras.pdf: 2719018 bytes, checksum: 1f13fb03bfd6a5cd5cf5bd8b18b60b8b (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Thor Martins Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o tamplete de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Referências, essas duas referências falta dá espaçamento entre elas, e ainda escreva a autoria BRASIL em todas que tem traço, segue: BRASIL. [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pd f . Acesso em: 2 jan. 2019. ______. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2006, v. 1. 239 p. 2- verifique que ainda tem um subtítulo destacado, corrigir. Falta pouco para concluir as correções, coloque o trabalho todo no padrão do Guia e utilize o Template para configurar seu trabalho, após essas correções, faça um novo depósito. on 2024-01-12T12:56:06Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Thor Martins (tmart946@gmail.com) on 2024-01-12T16:05:48Z No. of bitstreams: 1 MARTINS (2024) - Livro Interativo de Obras.pdf: 2719126 bytes, checksum: 5d51cdf99209672832a4f3870f5b1b47 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectODApt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectODApt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLivro interativo de obras literárias: a utilização de objeto digital de aprendizagem para o desenvolvimento da leitura em língua inglesa.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

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