Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diagnóstico de dificuldades de aprendizagem e proposição de estratégia didática tradicional-lúdica para o ensino de biologia
Autor(es): MATOS, Wendria M. Pantoja
Primeiro Orientador: MATOS, Darley C. Leal
Resumo: Professores podem se deparar com dificuldades na aprendizagem dos alunos, motivados por vários fatores internos e externos a estes, e isto leva a desmotivação, apatia e pouco engajamento às aulas. Promover a aprendizagem em sala de aula é desafiador, em vista disso, a prática do professor deve acontecer sob uma reflexão constante de sua didática e metodologias que possam facilitar a aprendizagem do aluno. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi diagnosticar as dificuldades de aprendizagem de biologia de alunos de duas turmas do ensino médio técnico do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari. Deste modo, foi feita uma proposição de aula utilizando metodologias que pudessem auxiliar na melhoria do ensino e aprendizagem de biologia. Para identificação as dificuldades de aprendizagem foi aplicado um questionário anônimo e confidencial online com cinco perguntas objetivas e uma pergunta de opinião, para alunos do 2º e 3º ano, ao final de uma aula de biologia. A maioria dos alunos considerou que o uso excessivo de termos técnicos e o horário de aula dificultou a aprendizagem. Apesar da metodologia utilizada pelo professor ser considerada satisfatória pela maioria dos alunos, foi sugerido à inserção de atividades lúdicas, laboratório e uso de tecnologias nas aulas. No intuito de transpor as dificuldades identificadas foi elaborada uma aula expositiva dialogada seguida com a aplicação de um jogo de trilha às turmas. Ao final das aulas, foi aplicado um questionário com 12 perguntas objetivas, para avaliar o rendimento dos alunos acerca do conteúdo e verificar se algumas dificuldades foram transpostas. A aula proposta se mostrou eficaz para superar as dificuldades, pois à inserção do jogo lúdico trouxe maior foco, diversão e dinâmica às aulas em horários iniciais e finais do período matutino. Porém, a aula não foi totalmente eficaz quanto à compreensão dos termos técnicos, sendo necessário maior reforço, repetição e métodos mais práticos de ensino. Conclui-se que o diagnóstico foi um instrumento eficaz para orientar ajustes metodológicos adequados para transpor dificuldades de aprendizagem, e que a utilização de abordagens que combinam métodos tradicionais e lúdicos foi satisfatória no processo de ensino e aprendizagem de Biologia.
Abstract: Teachers may encounter difficulties in student learning, motivated by various internal and external factors, and this leads to demotivation, apathy, and little engagement in classes. Promoting learning in the classroom is challenging, therefore, the teacher's practice must take place under constant reflection on his teaching and methodologies that can facilitate student learning. The objective of this study was to diagnose the biology learning difficulties of students from two technical high school classes at the Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari campus. Through this, a class proposal was made using methodologies that could help improve the teaching and learning of biology. To identify learning difficulties, an anonymous and confidential online questionnaire was administered with five objective questions and one opinion question, to 2nd and 3rd year students, at the end of a biology class. The majority of students considered that the excessive use of technical terms and class hours made learning difficult. Although the methodology used by the teacher was considered satisfactory by the majority of students, it was suggested to include playful activities, laboratories, and the use of technologies in classes. In order to overcome the difficulties presented, a dialogued expository class was prepared followed by the application of a trail game to the classes. At the end of classes, a questionnaire with 12 objective questions was administered to assess students' performance on the content and check whether any difficulties had been overcome. The proposed class proved to be effective in overcoming the difficulties, as the inclusion of the playful game brought greater focus, fun and dynamics to the classes at the beginning and end of the morning period. However, the class was not completely effective in terms of understanding technical terms, requiring greater reinforcement, repetition, and more practical teaching methods. It is concluded that the diagnosis was an effective instrument to guide appropriate methodological adjustments to overcome learning difficulties, and that the use of approaches that combine traditional and playful methods was satisfactory in the process of teaching and learning Biology.
Palavras-chave: Aula expositiva
Ensino médio
Jogo de trilha
Termos técnicos de biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS LARANJAL DO JARI
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: MATOS, Wendria M. Pantoja. Diagnóstico de Dificuldades de Aprendizagem e Proposição e Estratégia Didática Tradicional-Lúdica para o Ensino de Biologia. Orientadora: Darley C. Leal Matos. 2023 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amapá. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/849
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATOS (2023) - DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.pdf515,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.