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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MATOS, Darley C. Leal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662855369412594pt_BR
dc.creatorMATOS, Wendria M. Pantoja-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0532837734891130pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-11T14:36:50Z-
dc.date.available2024-01-20-
dc.date.available2024-01-11T14:36:50Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationMATOS, Wendria M. Pantoja. Diagnóstico de Dificuldades de Aprendizagem e Proposição e Estratégia Didática Tradicional-Lúdica para o Ensino de Biologia. Orientadora: Darley C. Leal Matos. 2023 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amapá. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/849-
dc.description.abstractTeachers may encounter difficulties in student learning, motivated by various internal and external factors, and this leads to demotivation, apathy, and little engagement in classes. Promoting learning in the classroom is challenging, therefore, the teacher's practice must take place under constant reflection on his teaching and methodologies that can facilitate student learning. The objective of this study was to diagnose the biology learning difficulties of students from two technical high school classes at the Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari campus. Through this, a class proposal was made using methodologies that could help improve the teaching and learning of biology. To identify learning difficulties, an anonymous and confidential online questionnaire was administered with five objective questions and one opinion question, to 2nd and 3rd year students, at the end of a biology class. The majority of students considered that the excessive use of technical terms and class hours made learning difficult. Although the methodology used by the teacher was considered satisfactory by the majority of students, it was suggested to include playful activities, laboratories, and the use of technologies in classes. In order to overcome the difficulties presented, a dialogued expository class was prepared followed by the application of a trail game to the classes. At the end of classes, a questionnaire with 12 objective questions was administered to assess students' performance on the content and check whether any difficulties had been overcome. The proposed class proved to be effective in overcoming the difficulties, as the inclusion of the playful game brought greater focus, fun and dynamics to the classes at the beginning and end of the morning period. However, the class was not completely effective in terms of understanding technical terms, requiring greater reinforcement, repetition, and more practical teaching methods. It is concluded that the diagnosis was an effective instrument to guide appropriate methodological adjustments to overcome learning difficulties, and that the use of approaches that combine traditional and playful methods was satisfactory in the process of teaching and learning Biology.pt_BR
dc.description.resumoProfessores podem se deparar com dificuldades na aprendizagem dos alunos, motivados por vários fatores internos e externos a estes, e isto leva a desmotivação, apatia e pouco engajamento às aulas. Promover a aprendizagem em sala de aula é desafiador, em vista disso, a prática do professor deve acontecer sob uma reflexão constante de sua didática e metodologias que possam facilitar a aprendizagem do aluno. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi diagnosticar as dificuldades de aprendizagem de biologia de alunos de duas turmas do ensino médio técnico do Instituto Federal do Amapá, campus Laranjal do Jari. Deste modo, foi feita uma proposição de aula utilizando metodologias que pudessem auxiliar na melhoria do ensino e aprendizagem de biologia. Para identificação as dificuldades de aprendizagem foi aplicado um questionário anônimo e confidencial online com cinco perguntas objetivas e uma pergunta de opinião, para alunos do 2º e 3º ano, ao final de uma aula de biologia. A maioria dos alunos considerou que o uso excessivo de termos técnicos e o horário de aula dificultou a aprendizagem. Apesar da metodologia utilizada pelo professor ser considerada satisfatória pela maioria dos alunos, foi sugerido à inserção de atividades lúdicas, laboratório e uso de tecnologias nas aulas. No intuito de transpor as dificuldades identificadas foi elaborada uma aula expositiva dialogada seguida com a aplicação de um jogo de trilha às turmas. Ao final das aulas, foi aplicado um questionário com 12 perguntas objetivas, para avaliar o rendimento dos alunos acerca do conteúdo e verificar se algumas dificuldades foram transpostas. A aula proposta se mostrou eficaz para superar as dificuldades, pois à inserção do jogo lúdico trouxe maior foco, diversão e dinâmica às aulas em horários iniciais e finais do período matutino. Porém, a aula não foi totalmente eficaz quanto à compreensão dos termos técnicos, sendo necessário maior reforço, repetição e métodos mais práticos de ensino. Conclui-se que o diagnóstico foi um instrumento eficaz para orientar ajustes metodológicos adequados para transpor dificuldades de aprendizagem, e que a utilização de abordagens que combinam métodos tradicionais e lúdicos foi satisfatória no processo de ensino e aprendizagem de Biologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wendria Matos (wendriamatos@gmail.com) on 2024-01-05T19:46:56Z No. of bitstreams: 1 WENDRIA MARIA PANTOJA MATOS.pdf: 527810 bytes, checksum: 6acac4a0f8b7e725ce330782b12c8133 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br), reason: Prezada, solicitamos que siga as orientações presentes na guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos e o template de TCC disponíveis na página do repositório em “documentos úteis” faça as seguintes correções: 1. Na página agradecimentos retire o recuo do início de todos os parágrafos. 2. Refaça a contagem das páginas. A partir da folha de rosto, todas as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente… 3. Posicione as figuras à esquerda da página. 4. Nos quadros, nas tabelas e nas figuras as legendas das ilustrações e suas fontes são no espaçamento simples e no tamanho de fonte menor que a do texto (10 ou 11). 5. Em referência o título fica centralizado e escrito somente “REFERÊNCIAS ”. Os títulos das referências ficam em negrito. Quanto a descrição do depósito: você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do repositório em “documentos úteis” e fazer as seguintes correções: 1. O nome do arquivo deve conter o sobrenome dos autores em letra maiúscula (não é para inserir o sobrenome do orientador), o ano (entre parênteses) seguidos das três primeiras palavras do título. Conforme exemplo: SILVA (2020): JUNIOR (2020) – A utilização de material concreto on 2024-01-08T15:31:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Wendria Matos (wendriamatos@gmail.com) on 2024-01-09T22:09:59Z No. of bitstreams: 1 MATOS (2023) - DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.pdf: 525953 bytes, checksum: b89a46365843783574f2611299b48795 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br), reason: Prezada, nas referências percebi que você marcou o negrito no nome da editora ou revista. Regra: marca-se negrito SOMENTE NO TÍTULO (o restante fica sem negrito). Peço que observe todas as referências e corrija para que o seu trabalho não seja devolvido novamente. Estas informações constam na guia de trabalhos acadêmicos. on 2024-01-10T15:06:18Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Wendria Matos (wendriamatos@gmail.com) on 2024-01-10T20:42:40Z No. of bitstreams: 1 MATOS (2023) - DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.pdf: 527436 bytes, checksum: 9a90c8715a4cf69b58b398b451fe1757 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-11T14:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATOS (2023) - DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.pdf: 527436 bytes, checksum: 9a90c8715a4cf69b58b398b451fe1757 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS LARANJAL DO JARIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAula expositivapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectJogo de trilhapt_BR
dc.subjectTermos técnicos de biologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDiagnóstico de dificuldades de aprendizagem e proposição de estratégia didática tradicional-lúdica para o ensino de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto federal do Amapápt_BR
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