Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2385112302119235pt_BR
dc.contributor.advisor-co1UTZIG, Ingrid Lara de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757274588727252pt_BR
dc.creatorFERNANDES, Margarida de Cassia Queiroz-
dc.date.accessioned2023-12-20T10:26:09Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T10:26:09Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationFERNANDES, Margarida de Cassia Queiroz. Estado da arte do ensino de língua inglesa como língua estrangeira e/ou segunda língua para alunos com Transtorno do Espectro Autista na pandemia. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/841-
dc.description.abstractThis study seeks to understand the practices, challenges and advances in the teaching of the English Language for students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the pandemic. Therefore, a review of the literature with the theme was made. In the context of pedagogical strategies, the research will analyze how educators adapt their approaches to teach English language, considering the characteristics and needs of students with ASD. The importance of identifying and exploring best practices that promote the inclusion and progress of these students in a virtual environment is highlighted. The challenges faced by teachers and students with ASD in the context of remote English language teaching are central to this research. Investigating how these tools contribute to the inclusion, engagement and effectiveness of learning provides answers about the possibilities and limitations of remote teaching for this specific audience. Six studies were located in the Scholar Google database, published between 2020 and 2023. The results showed that the most effective ways to develop the English teaching to students with ASD are from individualized materials and approaches, including immersion in the language through electronic games, multisensorial approach and activities elaborated on the parameters of the UDL (Universal Design for Learning. New studies should be carried out to fill and solve the existing doubts in English teachers about the inclusion of autistic students.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca compreender as práticas, desafios e avanços no ensino da Língua Inglesa para estudantes Transtorno do Espectro Autista (TEA) na pandemia. Portanto, buscou-se realizar uma revisão da literatura com o tema. No âmbito das estratégias pedagógicas, a pesquisa analisará como os educadores adaptam suas abordagens para o ensino da língua inglesa, considerando as características e necessidades dos alunos com TEA. Destaca-se a importância de identificar e explorar as melhores práticas que promovam a inclusão e o progresso desses estudantes em um ambiente virtual. Os desafios enfrentados por professores e alunos com TEA no contexto do ensino remoto de língua inglesa são centrais para esta investigação. Investigar como essas ferramentas contribuem para a inclusão, engajamento e eficácia do aprendizado proporciona respostas sobre as possibilidades e limitações do ensino remoto para esse público específico. Foram localizados seis estudos na base de dados do Google Acadêmico, publicados entre o período de 2020 e 2023. Os resultados apontaram que as maneiras mais eficazes de desenvolver o ensino de inglês para alunos com TEA são a partir de materiais e abordagens individualizadas, entre elas a imersão na língua através de jogos eletrônicos, abordagem multissensorial e atividades elaboradas em cima dos parâmetros do DUA. Novos estudos devem ser realizados, a fim de suprir e sanar as dúvidas existentes nos docentes de inglês acerca da inclusão de alunos autistas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Margarida Fernandes (queirozma03@gmail.com) on 2023-12-19T17:32:02Z No. of bitstreams: 1 FERNANDES (2023) - Estado da arte do ensino .pdf: 760967 bytes, checksum: 514c67b1453fff69669b568944be8077 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-12-20T10:26:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERNANDES (2023) - Estado da arte do ensino .pdf: 760967 bytes, checksum: 514c67b1453fff69669b568944be8077 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T10:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDES (2023) - Estado da arte do ensino .pdf: 760967 bytes, checksum: 514c67b1453fff69669b568944be8077 (MD5) Previous issue date: 2023-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolar - ambiente digitalpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSchool inclusion - digital environmentpt_BR
dc.subjectEnglish language - teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEstado da arte do ensino de língua inglesa como língua estrangeira e/ou segunda língua para alunos com Transtorno do Espectro Autista na pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES (2023) - Estado da arte do ensino .pdf743,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons