Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/838
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Teclado arduino como recurso didático no ensino de Braille |
Autor(es): | CORRÊA, Adriano Magno da Cunha CARVALHO, Gabriel Dias de |
Primeiro Orientador: | CARDOSO, Tatiani da Silva |
Resumo: | O direito à educação é fundamental e deve ser garantido, realizando as mudanças e adaptações necessárias conforme a realidade e possibilidades. Ao passo em que a tecnologia avança acaba por permitir novas formas de planejamento escolar, portanto é essencial que a educação possa usufruir dessas mudanças, incluindo o uso de metodologias e recursos didáticos que permitam uma melhor imersão do estudante. Assim, a pesquisa Teclado arduino como recurso didático no ensino de Braille versa em seu objetivo analisar a usabilidade do teclado USB Braille como recurso didático no processo aprendizagem no ensino do sistema Braille. Trata-se de um estudo qualitativo, por análise de conteúdo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário semiestruturado contendo questões fechadas e abertas aplicado a estudantes do Curso de Licenciatura em Letras. A análise dos dados consistiu em uma análise do conteúdo. A pesquisa engloba o estudo da educação inclusiva, suas barreiras, obstáculos e o desenvolvimento de uma ferramenta didática que auxilie o estudo do sistema de escrita Braille – Teclado USB Braille, confeccionado utilizando uma placa Arduino. |
Abstract: | The right to education is fundamental and must be guaranteed, making the necessary changes and adaptations according to reality and possibilities. As technology advances, it ends up allowing new forms of school planning, therefore it is essential that education can take advantage of these changes, including the use of methodologies and teaching resources that allow for better student immersion. Thus, the research Arduino keyboard as a teaching resource in teaching Braille aims to analyze the usability of the USB Braille keyboard as a teaching resource in the learning process in teaching the Braille system. This is a qualitative study, using content analysis. Data collection was carried out using a semi-structured questionnaire containing closed and open questions applied to students of the Literature Degree Course.. |
Palavras-chave: | Ludificação Tecnologia Gamificação Gamification Ludification Technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Informática |
Citação: | CORRÊA, Adriano Magno da Cunha; CARVALHO, Gabriel Dias de. Teclado Arduino como recurso didático no ensino de Braille. 2023.17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/838 |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO; CORRÊA(2023) - Teclado Arduino como recurso .pdf | 484,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons