Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CARDOSO, Tatiani da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1867039014810620 | pt_BR |
dc.creator | CORRÊA, Adriano Magno da Cunha | - |
dc.creator | CARVALHO, Gabriel Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T10:04:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18 | - |
dc.date.available | 2023-12-18T10:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Adriano Magno da Cunha; CARVALHO, Gabriel Dias de. Teclado Arduino como recurso didático no ensino de Braille. 2023.17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/838 | - |
dc.description.abstract | The right to education is fundamental and must be guaranteed, making the necessary changes and adaptations according to reality and possibilities. As technology advances, it ends up allowing new forms of school planning, therefore it is essential that education can take advantage of these changes, including the use of methodologies and teaching resources that allow for better student immersion. Thus, the research Arduino keyboard as a teaching resource in teaching Braille aims to analyze the usability of the USB Braille keyboard as a teaching resource in the learning process in teaching the Braille system. This is a qualitative study, using content analysis. Data collection was carried out using a semi-structured questionnaire containing closed and open questions applied to students of the Literature Degree Course.. | pt_BR |
dc.description.resumo | O direito à educação é fundamental e deve ser garantido, realizando as mudanças e adaptações necessárias conforme a realidade e possibilidades. Ao passo em que a tecnologia avança acaba por permitir novas formas de planejamento escolar, portanto é essencial que a educação possa usufruir dessas mudanças, incluindo o uso de metodologias e recursos didáticos que permitam uma melhor imersão do estudante. Assim, a pesquisa Teclado arduino como recurso didático no ensino de Braille versa em seu objetivo analisar a usabilidade do teclado USB Braille como recurso didático no processo aprendizagem no ensino do sistema Braille. Trata-se de um estudo qualitativo, por análise de conteúdo. A coleta de dados foi feita por meio de questionário semiestruturado contendo questões fechadas e abertas aplicado a estudantes do Curso de Licenciatura em Letras. A análise dos dados consistiu em uma análise do conteúdo. A pesquisa engloba o estudo da educação inclusiva, suas barreiras, obstáculos e o desenvolvimento de uma ferramenta didática que auxilie o estudo do sistema de escrita Braille – Teclado USB Braille, confeccionado utilizando uma placa Arduino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Adriano Magno (amagnocorrea309@gmail.com) on 2023-12-13T16:20:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO(2023); CORRÊA(2023) - Teclado arduino como .pdf: 495888 bytes, checksum: feabbd910d80eaf7179863a956c74387 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Adriano Magno e Gabriel Solicito as seguintes correções para a correção de Formatação do seu Artigo: 1- Palavras-chave e Keywords, iniciais grafadas em letras minúsculas e separadas ponto e vírgula; 2- retirar a cor azul dos emails; 3- retirar espaçamento entre os parágrafos de todo o texto, vejam que o espaçamento simples é entre os títulos e o texto, ver folha 58/59 do guia; fazendo essa correção irá alterar o número de folhas; 4- verifiquem na folha 3 do trabalho, que o espaçamento entre o texto após a figura e a seção seguinte está muito grande, corrijam; 5- verifiquem o espaçamento entre o título e fonte das figuras, ver folha 11 do guia; 6- vejam que as seções principais em artigo, podem ter uma sequência direta, sem precisar começar no inicio de folha, é o caso da seção 3, seção 4, seção 5 e referências, ver folhas 58/59 do guia; 7- margem: Devem ser 3 cm para superior e esquerda, 2 cm para inferior e direita para todo o trabalho, ver folha 54 do guia; 8- referências: espaçamento simples e separadas entre si por um espaço simples, ver folha 7 do guia; 9- Ainda sobre referências, NÃO se coloca a palavra editora na imprenta; referência de periódico, o que fica em destaque é o nome do periódico. Peço que revisem todas as referências, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18. - a Imprenta tem a seguinte forma, segue: Local: nome da editora, ano. - quando não se tem o local, você pode colocar a imprenta dessa forma, segue: s/l: nome da editora, ano. - quando não se tem o nome da editora, coloca-se: s/n Após essas correções, façam um novo depósito. on 2023-12-13T18:05:05Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriano Magno (amagnocorrea309@gmail.com) on 2023-12-14T16:05:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO(2023); CORRÊA(2023) - Teclado arduino como .pdf: 499633 bytes, checksum: 5bf54d4330869cf58004ac940dffe710 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Adriano e Gabriel Solicito correção na descrição de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações: 1- Corrigir citação, segue: CARVALHO, Gabriel Dias de; CORRÊA, Adriano Magno da Cunha. Teclado Arduino como recurso didático no ensino de Braille. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. 2- Nome do arquivo em PDF, segue: SOBRENOME (2023) – Três primeiras palavras do título CARVALHO; CORRÊA (2023) - Teclado Arduino como recurso Para a correção de Formatação do seu TCC/Artigo: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” para formatar seu TCC. Neste mesmo local, vocês encontram um template de TCC que ajudará na formatação, e seguir as orientações: 1- devem retirar o espaçamento entre os parágrafos que aparecem em todo o texto, quando retirarem o espaçamento deve diminuir o número de folhas, corrigir o número na citação; 2- folha 3 do trabalho, o espaçamento entre o texto após a figura e a subseção 2.2 está muito grande, deve ser simples (1,0) para todo texto, verifiquem também nas outras folhas; 3- retirar o ponto da seção 4; 4- Ainda a erros nas referências, peço que revise mais uma vez suas referências, utilizando os exemplos do guia, a partir da folha 18. Obs.: Utilizem o Template de artigo para ajudar na formatação, que encontra-se em “Documentos úteis” Após essas correções, faça um novo depósito on 2023-12-14T17:32:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriano Magno (amagnocorrea309@gmail.com) on 2023-12-15T19:18:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO; CORRÊA(2023) - Teclado Arduino como recurso .pdf: 496343 bytes, checksum: 8a075f813b9529161d38f2c023bc765d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-12-18T10:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO; CORRÊA(2023) - Teclado Arduino como recurso .pdf: 496343 bytes, checksum: 8a075f813b9529161d38f2c023bc765d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-18T10:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) CARVALHO; CORRÊA(2023) - Teclado Arduino como recurso .pdf: 496343 bytes, checksum: 8a075f813b9529161d38f2c023bc765d (MD5) Previous issue date: 2023-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ludificação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Ludification | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Teclado arduino como recurso didático no ensino de Braille | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARVALHO; CORRÊA(2023) - Teclado Arduino como recurso .pdf | 484,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons