Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/828
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como o ambiente escolar pode impactar no ensino de ciências na escola pública Emílio Garrastazu Médici no município de Laranjal do Jari - ap
Autor(es): RABELO, Maria Cristiane Romano
Primeiro Orientador: NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: FIGUEIREDO, Érika Ramos
Resumo: A presente pesquisa surgiu da observação de alunos graduandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto federal do Amapá em Laranjal do Jari, em uma visita realizada na Escola Estadual General Emílio Garrastazu Médici, localizada na parte baixa da cidade exatamente no bairro das Malvinas. O objetivo da pesquisa foi observar e conhecer as principais dificuldades enfrentadas pela professora ao ministrar suas aulas de ciências. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e descritivo, a análise e de coleta de dados foi realizado por meio de aplicação de questionário e compilado. A amostra foi composta por 01 professora que leciona na escola e respondeu a um questionário contendo 14 questões e outro questionário diferenciado, voltado para outras quatro professoras. Entre as dificuldades mais citadas pela professora foi a falta de recursos tecnológicos, onde a professora relatou que o material didático mais utilizado são: o quadro, o pincel, o livro didático, e que mesmo sem um ambiente escolar específico para as aulas práticas de ciências, ela não mediu esforços para repassar seus conhecimentos com os recursos que a escola lhe oferece.
Abstract: The present research arose from the observation of undergraduate students of the degree course in Biological Sciences at the Federal Institute of Amapá in Laranjal do Jari, on a visit to the General Emílio Garrastazu Médici State School, located in the lower part of the city, exactly in the Malvinas neighborhood. The objective of the research was to observe and learn about the main difficulties faced by the teacher when teaching her science classes. The research methodology is qualitative and descriptive, the analysis and data collection was carried out through the application of a questionnaire and compiled. The sample consisted of 01 teacher who teaches at the school and answered a questionnaire containing 14 research questions. Among the difficulties most cited by the teacher was the lack of technological resources, where the teacher reported that the most used didactic material are: the blackboard and the brush and that even without a specific school environment for practical science classes, she did not measure effort to pass on their knowledge with the resources that the school offersthem.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Ensino
Ciências
School environment
Teaching
Sciences
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: RABELO, Maria Cristiane Romano. Como o ambiente escolar pode impactar no ensino de ciências na escola pública Emílio Garrastazu Médici no município de Laranjal do Jari - ap. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/828
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO - Maria Cristiane.pdf138,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RABELO (2022) - Como o ambiente escolar pode impactar.pdf994,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons