Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | NOBRE, Vera Lúcia Silva de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4913207741413332 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | FIGUEIREDO, Érika Ramos | - |
dc.creator | RABELO, Maria Cristiane Romano | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T18:18:07Z | - |
dc.date.available | 2023-02-18 | - |
dc.date.available | 2023-12-11T18:18:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.citation | RABELO, Maria Cristiane Romano. Como o ambiente escolar pode impactar no ensino de ciências na escola pública Emílio Garrastazu Médici no município de Laranjal do Jari - ap. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Amapá, Laranjal do Jari, AP, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/828 | - |
dc.description.abstract | The present research arose from the observation of undergraduate students of the degree course in Biological Sciences at the Federal Institute of Amapá in Laranjal do Jari, on a visit to the General Emílio Garrastazu Médici State School, located in the lower part of the city, exactly in the Malvinas neighborhood. The objective of the research was to observe and learn about the main difficulties faced by the teacher when teaching her science classes. The research methodology is qualitative and descriptive, the analysis and data collection was carried out through the application of a questionnaire and compiled. The sample consisted of 01 teacher who teaches at the school and answered a questionnaire containing 14 research questions. Among the difficulties most cited by the teacher was the lack of technological resources, where the teacher reported that the most used didactic material are: the blackboard and the brush and that even without a specific school environment for practical science classes, she did not measure effort to pass on their knowledge with the resources that the school offersthem. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa surgiu da observação de alunos graduandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto federal do Amapá em Laranjal do Jari, em uma visita realizada na Escola Estadual General Emílio Garrastazu Médici, localizada na parte baixa da cidade exatamente no bairro das Malvinas. O objetivo da pesquisa foi observar e conhecer as principais dificuldades enfrentadas pela professora ao ministrar suas aulas de ciências. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e descritivo, a análise e de coleta de dados foi realizado por meio de aplicação de questionário e compilado. A amostra foi composta por 01 professora que leciona na escola e respondeu a um questionário contendo 14 questões e outro questionário diferenciado, voltado para outras quatro professoras. Entre as dificuldades mais citadas pela professora foi a falta de recursos tecnológicos, onde a professora relatou que o material didático mais utilizado são: o quadro, o pincel, o livro didático, e que mesmo sem um ambiente escolar específico para as aulas práticas de ciências, ela não mediu esforços para repassar seus conhecimentos com os recursos que a escola lhe oferece. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Rabelo (cristianerabelojari@gmail.com) on 2023-02-02T22:41:13Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RABELO (2022) - Como o ambiente escolar pode impactar.pdf: 1027512 bytes, checksum: 5e0f227498bc63b02a0f1f4c3845c0a9 (MD5) TERMO - Maria Cristiane.pdf: 141517 bytes, checksum: d96b5217af82ed33a7820c474e0ab0b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br), reason: Prezada aluna, 1. No repositório, disponibilizamos na guia “documentos úteis” de um template de TCC (consiste em um modelo TCC todo formatado). Peço que refaça a formatação do seu trabalho de acordo com esse template, pois tem detalhes que precisam ser formatados para que o seu trabalho seja aceito no repositório. Abaixo faça as seguintes correções no seu trabalho: 1. Nas folhas de rosto e aprovação os nomes orientadora e coorientadora ficam sem negrito; 2. Posicione sua ficha catalográfica na parte inferior da folha; 3. Na folha de resumo e abstract o nome palavras-chave e Keywords ficam sem negrito. As palavras devem ser separadas entre si por ponto e vírgula (;) e finalizada por ponto (.). 4. No sumário as seções secundárias e quaternárias são redigidas em letras minúsculas e com negrito; As seções terciárias e quinárias são redigidas em letras minúsculas e sem negrito; Faça essa alteração também no corpo do texto. 5. Formate as legendas das ilustrações e suas fontes no tamanho de fonte menor que a do texto (10 ou 11). 6. Faltou a legenda do quadro 2 on 2023-02-03T21:05:22Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Rabelo (cristianerabelojari@gmail.com) on 2023-02-05T04:20:08Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RABELO (2022) - Como o ambiente escolar pode impactar.pdf: 1015839 bytes, checksum: f3e542f5277c3b1ceb1809316538ce52 (MD5) TERMO - Maria Cristiane.pdf: 141517 bytes, checksum: d96b5217af82ed33a7820c474e0ab0b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br), reason: Prezada aluna, seguem algumas orientações para correção: 1. A partir da folha de rosto, todas as folhas do trabalho devem ser contadas. A contagem das folhas não está correta. 2. Faça uma revisão nas referências, elas não estão seguindo o padrão. Siga o guia de formatação e estrutura de trabalhos acadêmicos presente na plataforma do repositório na aba “documentos uteis”. on 2023-02-14T02:06:54Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Rabelo (cristianerabelojari@gmail.com) on 2023-02-19T00:18:16Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TERMO - Maria Cristiane.pdf: 141517 bytes, checksum: d96b5217af82ed33a7820c474e0ab0b9 (MD5) RABELO (2022) - Como o ambiente escolar pode impactar.pdf: 1018627 bytes, checksum: 7bb6925e84644a2c73d4558cd38385f8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br) on 2023-12-11T18:18:07Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TERMO - Maria Cristiane.pdf: 141517 bytes, checksum: d96b5217af82ed33a7820c474e0ab0b9 (MD5) RABELO (2022) - Como o ambiente escolar pode impactar.pdf: 1018627 bytes, checksum: 7bb6925e84644a2c73d4558cd38385f8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-11T18:18:07Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TERMO - Maria Cristiane.pdf: 141517 bytes, checksum: d96b5217af82ed33a7820c474e0ab0b9 (MD5) RABELO (2022) - Como o ambiente escolar pode impactar.pdf: 1018627 bytes, checksum: 7bb6925e84644a2c73d4558cd38385f8 (MD5) Previous issue date: 2022-12-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | School environment | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Sciences | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Educação | pt_BR |
dc.title | Como o ambiente escolar pode impactar no ensino de ciências na escola pública Emílio Garrastazu Médici no município de Laranjal do Jari - ap | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO - Maria Cristiane.pdf | 138,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
RABELO (2022) - Como o ambiente escolar pode impactar.pdf | 994,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons