Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/825
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias Ativas: A utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá IFAP |
Título(s) alternativo(s): | Active Methodologies: The use of gamification in teaching-learning processes in Youth and Adult Professional Education at the Macapá IFAP campus. |
Autor(es): | SOUZA, Davi Lobato de |
Primeiro Orientador: | NOGUEIRA, Ricardo Soares |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a educação profissional de jovens e adultos (PROEJA) que enfrenta uma série de desafios que afetam a qualidade educacional. As dificuldades enfrentadas por estudantes que ingressam nessa modalidade podem partir da base educacional frágil, com níveis baixos de habilidades epistemológicas, que inicialmente pode dificultar o progresso e a assimilação de conteúdo. O estudo parte da problemática de como a aplicação de metodologias ativas podem contribuir para a superação de desafios no ensinagem-aprendizagem na educação profissional de jovens e adultos, e como uso de ferramentas tecnológicas podem ser aliadas na implementação da gamificação para potencializar o engajamento e a participação do aprendiz. Para esse estudo foi realizado um levantamento, tendo como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionário em uma turma do PROEJA. Os resultados da pesquisa indicam quais são as concepções sobre aprimoramentos quando busca-se implementar abordagens no ensino do PROEJA no Instituto Federal do Amapá (IFAP), baseada em conhecimentos científicos que promovam benefícios de ensinagem-aprendizagem, desenvolvendo habilidades de autonomia e pensamento reflexivo. |
Abstract: | This paper aims to analyze professional education for young people and adults (PROEJA), which faces a series of challenges that affect educational quality. The difficulties faced by students who enter this modality can stem from a fragile educational base, with low levels of epistemological skills, which can initially hinder progress and the assimilation of content. The study is based on the problem of how the application of active methodologies can contribute to overcoming challenges in teaching and learning in vocational education for young people and adults, and how the use of technological tools can be an ally in the implementation of gamification to enhance learner engagement and participation. For this study, a survey was carried out, using a questionnaire in a PROEJA class as data collection tools. The results of the research indicate the conceptions about improvements when seeking to implement approaches to teaching PROEJA at the Federal Institute of Amapá (IFAP), based on scientific knowledge that promote teaching-learning benefits, developing skills of autonomy and reflective thinking. |
Palavras-chave: | aprendiz facilitador assimilação ferramentas tecnológicas learner facilitator assimilation technological tools |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Informática |
Citação: | SOUZA, Davi Lobato de. Metodologias Ativas: A utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá IFAP. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) -- Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP. 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/825 |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons