Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/825
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | NOGUEIRA, Ricardo Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6395138720333126 | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Davi Lobato de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7689468266337245 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T10:45:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05 | - |
dc.date.available | 2023-12-06T10:45:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Davi Lobato de. Metodologias Ativas: A utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá IFAP. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) -- Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/825 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze professional education for young people and adults (PROEJA), which faces a series of challenges that affect educational quality. The difficulties faced by students who enter this modality can stem from a fragile educational base, with low levels of epistemological skills, which can initially hinder progress and the assimilation of content. The study is based on the problem of how the application of active methodologies can contribute to overcoming challenges in teaching and learning in vocational education for young people and adults, and how the use of technological tools can be an ally in the implementation of gamification to enhance learner engagement and participation. For this study, a survey was carried out, using a questionnaire in a PROEJA class as data collection tools. The results of the research indicate the conceptions about improvements when seeking to implement approaches to teaching PROEJA at the Federal Institute of Amapá (IFAP), based on scientific knowledge that promote teaching-learning benefits, developing skills of autonomy and reflective thinking. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a educação profissional de jovens e adultos (PROEJA) que enfrenta uma série de desafios que afetam a qualidade educacional. As dificuldades enfrentadas por estudantes que ingressam nessa modalidade podem partir da base educacional frágil, com níveis baixos de habilidades epistemológicas, que inicialmente pode dificultar o progresso e a assimilação de conteúdo. O estudo parte da problemática de como a aplicação de metodologias ativas podem contribuir para a superação de desafios no ensinagem-aprendizagem na educação profissional de jovens e adultos, e como uso de ferramentas tecnológicas podem ser aliadas na implementação da gamificação para potencializar o engajamento e a participação do aprendiz. Para esse estudo foi realizado um levantamento, tendo como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionário em uma turma do PROEJA. Os resultados da pesquisa indicam quais são as concepções sobre aprimoramentos quando busca-se implementar abordagens no ensino do PROEJA no Instituto Federal do Amapá (IFAP), baseada em conhecimentos científicos que promovam benefícios de ensinagem-aprendizagem, desenvolvendo habilidades de autonomia e pensamento reflexivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-05T18:13:10Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2396817 bytes, checksum: ae9653b37c83909b98b17d40d666c7eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Davi. Solicito correção na descrição de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações: 1- Vc colocou o resumo no lugar da citação; faltou colocar a citação em consequencia disso, e faltou também o Abstract. Segue ex da citação: SOUZA, Davi Lobato de. Metodologias Ativas: a utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá - IFAP. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. Para a correção de Formatação do seu TCC: 1- Capa, folha de rosto, folha de aprovação, o subtítulo é em caixa baixa, corrija por favor, falha nossa. Após essas correções, faça um novo depósito. Só falta isso, faça com calma, se corrigir ainda hoje, respondo mesmo que seja de casa. Caso não consiga, pela manhã, sem falta. on 2023-12-05T19:09:44Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-05T20:24:12Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2396817 bytes, checksum: ae9653b37c83909b98b17d40d666c7eb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Para a correção de Formatação do seu TCC: 1- Capa, folha de rosto, folha de aprovação, o subtítulo é em caixa baixa e sem negrito, corrija. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-12-05T20:32:11Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-06T00:52:59Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2500340 bytes, checksum: b4ec148bb17aa9bcdbc1b517a70136ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Davi. faltou corrigir o subtítulo da folha de aprovação. Após correção, faça um novo depósito. on 2023-12-06T09:21:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-06T09:59:32Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2502209 bytes, checksum: efc53ad6f0e4b49d7c704600e4fe4271 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2023-12-06T10:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2502209 bytes, checksum: efc53ad6f0e4b49d7c704600e4fe4271 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-06T10:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2502209 bytes, checksum: efc53ad6f0e4b49d7c704600e4fe4271 (MD5) Previous issue date: 2023-12-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | aprendiz | pt_BR |
dc.subject | facilitador | pt_BR |
dc.subject | assimilação | pt_BR |
dc.subject | ferramentas tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | learner | pt_BR |
dc.subject | facilitator | pt_BR |
dc.subject | assimilation | pt_BR |
dc.subject | technological tools | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Metodologias Ativas: A utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá IFAP | pt_BR |
dc.title.alternative | Active Methodologies: The use of gamification in teaching-learning processes in Youth and Adult Professional Education at the Macapá IFAP campus. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons