Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, Ricardo Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6395138720333126pt_BR
dc.creatorSOUZA, Davi Lobato de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689468266337245pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T10:45:16Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-06T10:45:16Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Davi Lobato de. Metodologias Ativas: A utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá IFAP. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) -- Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/825-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze professional education for young people and adults (PROEJA), which faces a series of challenges that affect educational quality. The difficulties faced by students who enter this modality can stem from a fragile educational base, with low levels of epistemological skills, which can initially hinder progress and the assimilation of content. The study is based on the problem of how the application of active methodologies can contribute to overcoming challenges in teaching and learning in vocational education for young people and adults, and how the use of technological tools can be an ally in the implementation of gamification to enhance learner engagement and participation. For this study, a survey was carried out, using a questionnaire in a PROEJA class as data collection tools. The results of the research indicate the conceptions about improvements when seeking to implement approaches to teaching PROEJA at the Federal Institute of Amapá (IFAP), based on scientific knowledge that promote teaching-learning benefits, developing skills of autonomy and reflective thinking.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a educação profissional de jovens e adultos (PROEJA) que enfrenta uma série de desafios que afetam a qualidade educacional. As dificuldades enfrentadas por estudantes que ingressam nessa modalidade podem partir da base educacional frágil, com níveis baixos de habilidades epistemológicas, que inicialmente pode dificultar o progresso e a assimilação de conteúdo. O estudo parte da problemática de como a aplicação de metodologias ativas podem contribuir para a superação de desafios no ensinagem-aprendizagem na educação profissional de jovens e adultos, e como uso de ferramentas tecnológicas podem ser aliadas na implementação da gamificação para potencializar o engajamento e a participação do aprendiz. Para esse estudo foi realizado um levantamento, tendo como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionário em uma turma do PROEJA. Os resultados da pesquisa indicam quais são as concepções sobre aprimoramentos quando busca-se implementar abordagens no ensino do PROEJA no Instituto Federal do Amapá (IFAP), baseada em conhecimentos científicos que promovam benefícios de ensinagem-aprendizagem, desenvolvendo habilidades de autonomia e pensamento reflexivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-05T18:13:10Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2396817 bytes, checksum: ae9653b37c83909b98b17d40d666c7eb (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Davi. Solicito correção na descrição de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações: 1- Vc colocou o resumo no lugar da citação; faltou colocar a citação em consequencia disso, e faltou também o Abstract. Segue ex da citação: SOUZA, Davi Lobato de. Metodologias Ativas: a utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá - IFAP. 2023. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023. Para a correção de Formatação do seu TCC: 1- Capa, folha de rosto, folha de aprovação, o subtítulo é em caixa baixa, corrija por favor, falha nossa. Após essas correções, faça um novo depósito. Só falta isso, faça com calma, se corrigir ainda hoje, respondo mesmo que seja de casa. Caso não consiga, pela manhã, sem falta. on 2023-12-05T19:09:44Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-05T20:24:12Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2396817 bytes, checksum: ae9653b37c83909b98b17d40d666c7eb (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Para a correção de Formatação do seu TCC: 1- Capa, folha de rosto, folha de aprovação, o subtítulo é em caixa baixa e sem negrito, corrija. Após essas correções, faça um novo depósito. on 2023-12-05T20:32:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-06T00:52:59Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2500340 bytes, checksum: b4ec148bb17aa9bcdbc1b517a70136ea (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Davi. faltou corrigir o subtítulo da folha de aprovação. Após correção, faça um novo depósito. on 2023-12-06T09:21:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Davi Souza (davilobato.souza@gmail.com) on 2023-12-06T09:59:32Z No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2502209 bytes, checksum: efc53ad6f0e4b49d7c704600e4fe4271 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2023-12-06T10:45:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2502209 bytes, checksum: efc53ad6f0e4b49d7c704600e4fe4271 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T10:45:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf: 2502209 bytes, checksum: efc53ad6f0e4b49d7c704600e4fe4271 (MD5) Previous issue date: 2023-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectaprendizpt_BR
dc.subjectfacilitadorpt_BR
dc.subjectassimilaçãopt_BR
dc.subjectferramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectlearnerpt_BR
dc.subjectfacilitatorpt_BR
dc.subjectassimilationpt_BR
dc.subjecttechnological toolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMetodologias Ativas: A utilização da gamificação nos processos de ensinagem-aprendizagem na Educação Profissional de Jovens e Adultos do campus Macapá IFAPpt_BR
dc.title.alternativeActive Methodologies: The use of gamification in teaching-learning processes in Youth and Adult Professional Education at the Macapá IFAP campus.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA (2023) - METODOLOGIAS ATIVAS A UTILIZAÇÃO.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons