Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/814
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas na educação: utilização de rotação por estações da aprendizagem nas aulas de química
Autor(es): OLIVEIRA, Liliam Sheila Alves de
Primeiro Orientador: BATISTA, Carla Alice Theodoro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SOUZA, Marcos Antônio Feitosa de
Resumo: Considerando o cenário tecnológico atual em todas as esferas da sociedade, a escola requer inovações no ato de ensinar a fim de romper com as aulas mecanizadas e colocar em destaque o papel protagonista do educando na sua construção do conhecimento, preparando-o para ser ativo no meio onde vive. O presente estudo trata sobre o uso de metodologias ativas na educação, tendo como objetivo geral utilizar a estratégia denominada Rotação por Estações da Aprendizagem de forma a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa de campo, na qual se buscou realizar uma investigação com aula prática, observações e questionários. Do mesmo modo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e é classificada também como uma pesquisa básica do tipo descritiva com abordagem quali-quantitativa. Nesse ínterim, fez-se uso da metodologia ativa já citada, em uma turma de 2º ano do Curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal do Amapá (IFAP), com a participação de trinta alunos, para dinamizar o ensino e proporcionar maior interação em sala de aula. Os resultados apontaram que esta metodologia se mostrou eficaz e ajudou os alunos a desenvolver o pensamento crítico, fomentando a autonomia na resolução dos problemas e questões elencadas através das ferramentas utilizadas. Considerando que 24 estudantes avaliaram como ótima e 6 a consideraram como boa, é importante destacar que não houve nenhum tipo de rejeição na sala de aula. Destarte, este trabalho impulsiona cada vez mais um novo olhar para essas atuações pedagógicas e propõe aos docentes a refletirem quanto a sua práxis educativa, pois assim se pode alcançar a formação de cidadãos participativos e a tão almejada transformação social.
Abstract: Considering the current technological scenario in all spheres of society, the school requires innovations in the act of teaching in order to break with mechanized classes and highlight the protagonist role of the student in his construction of knowledge, preparing him to be active in the field. where you live. The present study deals with the use of active methodologies in education, with the general objective of using the strategy called Rotation by Learning Stations in order to contribute to the teaching and learning process. We opted for a field research, in which we sought to carry out an investigation with a practical class, observations and questionnaires. In the same way, bibliographical research was used for theoretical basis and is also classified as a basic research of the descriptive type with a quali-quantitative approach. In the meantime, the aforementioned active methodology was used in a 2nd year class of the Integrated Technical Course in Chemistry at the Federal Institute of Amapá (IFAP), with the participation of thirty students, to streamline teaching and provide greater interaction in classroom. The results showed that this methodology proved to be effective and helped students to develop critical thinking, fostering autonomy in solving problems and issues listed through the tools used. Considering that 24 students rated it as excellent and 6 considered it good, it is important to highlight that there was no type of rejection in the classroom. Thus, this work increasingly promotes a new look at these pedagogical actions and proposes that teachers reflect on their educational praxis, as this way it is possible to achieve the formation of participatory citizens and the much-desired social transformation.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ensino híbrido
Rotação por estações
Active methodologies
Hybrid teaching
Rotation by stations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: OLIVEIRA, Liliam Sheila Alves de. Metodologias ativas na educação: utilização de rotação por estações da aprendizagem nas aulas de química. 2023. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/814
Data do documento: 6-Set-2023
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA (2023) - Metodologias ativas na educação.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons