Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/779
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fontes históricas da segunda guerra mundial (1939-1945) em práticas educativas na educação profissional tecnológica e na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Historical sources of the second world war (1939-1945) in educational practices in professional technological education and basic education |
Autor(es): | FERREIRA, Maria do Carmo Campos |
Primeiro Orientador: | PANTOJA, Wanderson Michel de Farias |
Resumo: | Com o surgimento da escola dos Annales o conceito de fontes históricas foi redimensionado e assim foram considerados os mais variados tipos de objetos: diários, cartas, fotografias, desenhos, inventários, jornais, revistas, filmes, mapas, conjuntos arquitetônicos, entre outros. Conceitua-se fontes históricas como tudo o que o homem produziu ou os vestígios que sofreram interferência dos homens e quenos possibilita um acesso ao passado humano. Essa pesquisa apresenta várias fontes históricas do arquivo pessoal de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como possibilidade de uso nas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica – EPT e na Educação Básica. Devido ao seu objeto de estudo, trata-se de uma pesquisa documental com abordagem quali- quantitativa, com base também na análise de conteúdo e no Discurso Indireto do Sujeito - DIS. Com o material do acervo foi elaborado um produto educacional: uma sala virtual no formato de museu que disponibiliza a alunos e professores um espaço não formal de aprendizagem. Esperamos que esse recurso didático contribua para o ensino de História e proporcione ao aluno o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretações das diversas fontes e testemunhos de épocas passadas e também do presente. Sendo assim, as fontes históricas de um arquivo pessoal podem contribuir na contextualização do ensino e da aprendizagem da EPT e da Educação Básica. |
Abstract: | With the emergence of the Annales school, the concept of historical sources was resized and thus the most varied types of objects were considered: diaries, letters, photographs, drawings, inventories, newspapers, magazines, films, maps, architectural ensembles, among others. Historical sources are conceptualized as everything that man has produced or the traces that have suffered interference from men and that allow us to have access to the human past. This research presents several historical sources from the personal archive of a former World War II combatant (1939-1945) as a possibility of use in educational practices in Professional and Technological Education - EPT and in Basic Education. Due to its object of study, it is documental research with a quali-quantitative approach, based also on content analysis and the Indirect Discourse of the Subject - DIS. With the material from the collection, an educational product was created: a virtual room in the format of a museum that provides students and teachers with a non-formal learning space. We hope that this didactic resource in the teaching of History will provide the student with the development of skills related to reading, analysis, contextualization and interpretations of the different sources and testimonies of past times and also of the present. Thus, the historical sources of a personal archive can contribute to the contextualization of the teaching and learning of EPT and Basic Education. |
Palavras-chave: | Segunda guerra mundial - fontes históricas História - ensino e aprendizagem Acervo histórico - arquivo pessoal Educação profissional e tecnológica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | FERREIRA, Maria do Carmo Campos. Fontes Históricas da segunda guerra mundial (1939 - 1945) em práticas educativas na educação profissional e tecnológica e na educação básica. 2022. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/779 |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA (2022) - Fontes históricas da Segunda.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Santana, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. Wanderson Michel de Farias Pantoja. | 2,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons