Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PANTOJA, Wanderson Michel de Farias-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0371-6592pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3736747139335632pt_BR
dc.creatorFERREIRA, Maria do Carmo Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4625029556927679pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T16:30:39Z-
dc.date.available2023-02-17-
dc.date.available2023-02-17T16:30:39Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria do Carmo Campos. Fontes Históricas da segunda guerra mundial (1939 - 1945) em práticas educativas na educação profissional e tecnológica e na educação básica. 2022. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/779-
dc.description.abstractWith the emergence of the Annales school, the concept of historical sources was resized and thus the most varied types of objects were considered: diaries, letters, photographs, drawings, inventories, newspapers, magazines, films, maps, architectural ensembles, among others. Historical sources are conceptualized as everything that man has produced or the traces that have suffered interference from men and that allow us to have access to the human past. This research presents several historical sources from the personal archive of a former World War II combatant (1939-1945) as a possibility of use in educational practices in Professional and Technological Education - EPT and in Basic Education. Due to its object of study, it is documental research with a quali-quantitative approach, based also on content analysis and the Indirect Discourse of the Subject - DIS. With the material from the collection, an educational product was created: a virtual room in the format of a museum that provides students and teachers with a non-formal learning space. We hope that this didactic resource in the teaching of History will provide the student with the development of skills related to reading, analysis, contextualization and interpretations of the different sources and testimonies of past times and also of the present. Thus, the historical sources of a personal archive can contribute to the contextualization of the teaching and learning of EPT and Basic Education.pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento da escola dos Annales o conceito de fontes históricas foi redimensionado e assim foram considerados os mais variados tipos de objetos: diários, cartas, fotografias, desenhos, inventários, jornais, revistas, filmes, mapas, conjuntos arquitetônicos, entre outros. Conceitua-se fontes históricas como tudo o que o homem produziu ou os vestígios que sofreram interferência dos homens e quenos possibilita um acesso ao passado humano. Essa pesquisa apresenta várias fontes históricas do arquivo pessoal de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como possibilidade de uso nas práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica – EPT e na Educação Básica. Devido ao seu objeto de estudo, trata-se de uma pesquisa documental com abordagem quali- quantitativa, com base também na análise de conteúdo e no Discurso Indireto do Sujeito - DIS. Com o material do acervo foi elaborado um produto educacional: uma sala virtual no formato de museu que disponibiliza a alunos e professores um espaço não formal de aprendizagem. Esperamos que esse recurso didático contribua para o ensino de História e proporcione ao aluno o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretações das diversas fontes e testemunhos de épocas passadas e também do presente. Sendo assim, as fontes históricas de um arquivo pessoal podem contribuir na contextualização do ensino e da aprendizagem da EPT e da Educação Básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Ferreira (carmo.campo@hotmail.com) on 2022-11-08T20:30:27Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO (Maria do Carmo-Mestrado PROFEPT-IFAP) 2022.pdf: 4805441 bytes, checksum: 0ed142143ad1d29f5b82a1773c9952a8 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Maria!!! Seu trabalho precisa ser colocado no padrão do Guia de formatação que está disponível na página do repositório em "Documentos úteis" Para ajudar, tome como exemplo, além do Guia, o trabalho dos outros alunos que já fizeram seus depósitos, no link abixo: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/309 Após as correções, faça um novo depósito on 2022-11-10T19:08:19Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Ferreira (carmo.campo@hotmail.com) on 2022-11-16T01:54:22Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022) Fontes histoicas da segunda guerra.pdf: 4267506 bytes, checksum: f5126c3ea3dc5a9b87c2533cd91343e1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Maria!! Para que seu depósito seja aceito, você deve observar duas situações: correções na descrição do autodepósito e correções de formatação do seu trabalho: Para a correção de descrição de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que todos os elementos devem estar em letras minúsculas, com exceção dos sobrenomes dos autores e orientador que devem ser redigidos em letras maiúsculas. Observei as seguintes situações: 1 - o sobrenome do autor e orientador, devem ser redigidos em letras maiúsculas; 2 - faltou acrescentar o Abstract; 3 - as palavras-chave devem ser redigidas separadamente, uma em cada campo diferente. Para a correção de Formatação do trabalho: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações para formatar seu trabalho. Observei as seguintes situações: 1 - apenas o título do trabalho e os títulos das seções devem ser destacados com negrito; 2 - corrigir as margens das folhas. Veja no Guia de formatação as metragens das margens; 3 - na folha de rosto, alinhar o nome do orientador na margem direita da folha; 4 - a ficha catalográfica deve ser emitida no sistema de ficha catalográfica, cujo o link e o tutorial estão disponíveis na página do Repositório; 5 - ainda sobre a ficha, ela deve ser anexada no verso da folha de rosto, conforme orientação no Guia; 6 - corrigir a página da Dedicatória. O texto está no rodapé da folha e sem a margem correta; 7 - corrigir as páginas dos resumos e abstract, pois não estão com a formatação correta. Além do texto que está no espaçamento errado; 8 - corrigir a página da lista de quadro e figura. O texto fica alinhado na margem esquerda que é de 3 cm; 9 - corrigir o alinhamento das siglas; 10 - corrigir o sumário. Está totalmente diferente do modelo do Guia. Sem contar as margens, alinhamento, etc; 11 - corrigir a paginação, que começa na folha da Apresentação; 12 - corrigir as disposições das seções no corpo do texto. Elas ficam alinhadas à margem esquerda das folhas e não centralizadas; 13 - corrigir as legendas as ilustrações. Veja as orientações no Guia de formatação; 14 - corrigir a formatação da página das Referências. Tenho a impressão que você não leu o Guia de Formatação, conforme lhe foi orientado. A condição para que o trabalho seja aceito no repositório é que esteja no padrão do Guia. Faça essas correções e submeta um novo depósito. on 2022-11-16T17:06:34Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Ferreira (carmo.campo@hotmail.com) on 2023-02-15T23:03:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FERREIRA (2022) - Fontes históricas da Segunda.pdf: 2622278 bytes, checksum: 338bb5d51dfaf2ae719b69c86322f05c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Maria Ferreira!!! Solicito que faça uma correção em seu sumário. Os títulos das seções 2.2 / 2.3 / 2.4 devem estar alinhados às demais seções, ou seja no maior indicador numérico. Após isso, faça um novo depósito. on 2023-02-16T16:37:40Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Ferreira (carmo.campo@hotmail.com) on 2023-02-17T02:28:12Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022) - Fontes históricas da Segunda.pdf: 2620311 bytes, checksum: 41d4cf64dc45b9831ddbdcb4dd68666e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-02-17T16:30:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022) - Fontes históricas da Segunda.pdf: 2620311 bytes, checksum: 41d4cf64dc45b9831ddbdcb4dd68666e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T16:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2022) - Fontes históricas da Segunda.pdf: 2620311 bytes, checksum: 41d4cf64dc45b9831ddbdcb4dd68666e (MD5) Previous issue date: 2022-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSegunda guerra mundial - fontes históricaspt_BR
dc.subjectHistória - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAcervo histórico - arquivo pessoalpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleFontes históricas da segunda guerra mundial (1939-1945) em práticas educativas na educação profissional tecnológica e na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeHistorical sources of the second world war (1939-1945) in educational practices in professional technological education and basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA (2022) - Fontes históricas da Segunda.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Santana, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Orientador: Prof. Dr. Wanderson Michel de Farias Pantoja.2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons