Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias utilizadas no ensino de biologia por professores da educação de jovens e adultos: uma revisão integrativa
Autor(es): COSTA, Isabela Moreira
Primeiro Orientador: Deus, Ezequiel de
Resumo: Atualmente, um dos principais problemas da Educação de Jovens e Adultos, - EJA é o alto índice de evasão. A formação docente e as metodologias adotadas têm sido consideradas por muitos autores como uma das causas desse problema. Nesse contexto, a presente proposta tem como objetivo fazer uma compilação de dados das principais metodologias utilizadas no ensino de biologia por professores da educação da EJA. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho qualitativo baseado em revisão de literatura. A busca desses artigos foi realizada nas bases: Google Acadêmico e Scielo utilizando como descritores “ensino de biologia na EJA” e “metodologias no ensino de biologia na EJA”. Após a análise dos artigos ficou evidente a importância de implementar metodologias dinâmicas associadas ao cotidiano dos alunos da EJA, afim de atraí-los de forma singular, garantindo a permanência e êxito. Foi possível compreender que o ensino de biologia, por ser uma disciplina mais complexa requer o uso de métodos pedagógicos mais dinâmicos para o público da EJA. Além disso, é necessário que o docente se capacite, buscando novas propostas metodológicas para o repasse dos conteúdos, deixando as aulas mais dinâmicas, despertando o interesse desse tipo de alunado, criando conexão entre o conhecimento teórico e prático.
Abstract: Currently, one of the main problems of Youth and Adult Education is the high dropout rate. Many authors as one of the causes of this problem have considered teacher training and the methodologies adopted. In this context, the present proposal aims to compile data on the main methodologies used in biology teaching by youth education teachers. Therefore, a qualitative study will be carried out based on a literature review. The search for these articles was carried out in the databases: Google Scholar and Scielo using as descriptors “teaching biology in EJA” and “methodologies in teaching biology in EJA”. After analyzing the articles, it became evident the importance of implementing dynamic methodologies associated with the daily life of EJA students, in order to attract them in a unique way, guaranteeing permanence and success. It was possible to understand that the teaching of biology, being a more complex discipline, requires the use of more dynamic pedagogical methods for the EJA public. In addition, it is necessary for teachers to train themselves, seeking new methodological proposals for the transfer of contents, making classes more dynamic, arousing the interest of this type of student, creating a connection between theoretical and practical knowledge.
Palavras-chave: EJA
Ensino lúdico
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Ciências Biológicas
Citação: COSTA, Isabela Moreira. Metodologias utilizadas no ensino de biologia por professores da educação de jovens e adultos: uma revisão integrativa. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/778
Data do documento: 2-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2023) - Metodologias Ultilizadas na EJA.1.pdf385,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.