Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Deus, Ezequiel de-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3726-3985pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2442345323927624pt_BR
dc.creatorCOSTA, Isabela Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088137989688921pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T18:16:09Z-
dc.date.available2023-02-20-
dc.date.available2023-02-16T18:16:09Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationCOSTA, Isabela Moreira. Metodologias utilizadas no ensino de biologia por professores da educação de jovens e adultos: uma revisão integrativa. 2023. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto Federal do Amapá. Laranjal do Jari, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/778-
dc.description.abstractCurrently, one of the main problems of Youth and Adult Education is the high dropout rate. Many authors as one of the causes of this problem have considered teacher training and the methodologies adopted. In this context, the present proposal aims to compile data on the main methodologies used in biology teaching by youth education teachers. Therefore, a qualitative study will be carried out based on a literature review. The search for these articles was carried out in the databases: Google Scholar and Scielo using as descriptors “teaching biology in EJA” and “methodologies in teaching biology in EJA”. After analyzing the articles, it became evident the importance of implementing dynamic methodologies associated with the daily life of EJA students, in order to attract them in a unique way, guaranteeing permanence and success. It was possible to understand that the teaching of biology, being a more complex discipline, requires the use of more dynamic pedagogical methods for the EJA public. In addition, it is necessary for teachers to train themselves, seeking new methodological proposals for the transfer of contents, making classes more dynamic, arousing the interest of this type of student, creating a connection between theoretical and practical knowledge.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, um dos principais problemas da Educação de Jovens e Adultos, - EJA é o alto índice de evasão. A formação docente e as metodologias adotadas têm sido consideradas por muitos autores como uma das causas desse problema. Nesse contexto, a presente proposta tem como objetivo fazer uma compilação de dados das principais metodologias utilizadas no ensino de biologia por professores da educação da EJA. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho qualitativo baseado em revisão de literatura. A busca desses artigos foi realizada nas bases: Google Acadêmico e Scielo utilizando como descritores “ensino de biologia na EJA” e “metodologias no ensino de biologia na EJA”. Após a análise dos artigos ficou evidente a importância de implementar metodologias dinâmicas associadas ao cotidiano dos alunos da EJA, afim de atraí-los de forma singular, garantindo a permanência e êxito. Foi possível compreender que o ensino de biologia, por ser uma disciplina mais complexa requer o uso de métodos pedagógicos mais dinâmicos para o público da EJA. Além disso, é necessário que o docente se capacite, buscando novas propostas metodológicas para o repasse dos conteúdos, deixando as aulas mais dinâmicas, despertando o interesse desse tipo de alunado, criando conexão entre o conhecimento teórico e prático.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isabela Costa (isabela1207isis@gmail.com) on 2023-02-15T22:23:02Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Metodologias Ultilizadas na EJA.1.pdf: 394773 bytes, checksum: 28fae60a10524e8c5a7d359051853dc6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leide Pureza (leide.pureza@ifap.edu.br) on 2023-02-16T18:16:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Metodologias Ultilizadas na EJA.1.pdf: 394773 bytes, checksum: 28fae60a10524e8c5a7d359051853dc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-16T18:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Metodologias Ultilizadas na EJA.1.pdf: 394773 bytes, checksum: 28fae60a10524e8c5a7d359051853dc6 (MD5) Previous issue date: 2023-02-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino lúdicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleMetodologias utilizadas no ensino de biologia por professores da educação de jovens e adultos: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCLJ - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA (2023) - Metodologias Ultilizadas na EJA.1.pdf385,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.