Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/774
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise das contribuições pedagógicas do aplicativo Anki para a aprendizagem de língua inglesa |
Título(s) alternativo(s): | An analysis of the pedagogical contributions of the Anki application for english language learning |
Autor(es): | SILVA, André de Carvalho RODRIGUES, Felipe Lorran da Luz |
Primeiro Orientador: | SILVA, Leandro Luiz da |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise pedagógica do aplicativo de revisões espaçadas, Anki. Além disso, busca investigar se o app está alinhado com referenciais teóricos que possam respaldar o seu uso, tendo como principal fundamento avaliativo os critérios do periódico CALICO. Assim, o Anki será avaliado considerando suas características tecnológicas, pedagógicas e a sua adequação para o uso docente e para o uso discente, sua relevância para o contexto do ensino do Inglês como língua franca na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este trabalho também considera explorar o impacto do desenvolvimento tecnológico no contexto do ensino de línguas sob a ótica da Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador (CALL) e a Aprendizagem de Línguas Mediada por Dispositivos Móveis (MALL) no que tange o uso ubíquo do aplicativo Anki através do celular como ferramenta de apoio. Depois de considerar os aspectos negativos e positivos do uso do Anki, concluímos que ele oferece oportunidades para a aprendizagem da língua inglesa no contexto brasileiro. |
Abstract: | This paper research to present a pedagogical analysis of the application of spaced reviews, Anki. In addition, it seeks to investigate whether the app is aligned with theoretical references that can support its use, with the main evaluative basis the criteria of the journal CALICO. Thus, the Anki will be evaluated considering its technological, pedagogical characteristics and its suitability for teaching use and for student use, its relevance to the context of teaching English as a lingua franca in the National Common Curricular Base - BNCC. This work also considers exploring the impact of technological development in the context of language teaching from the perspective of Computer-Aided Language Learning (CALL) and Mobile-Mediated Language Learning (MALL) regarding the ubiquitous use of the Anki application through the mobile as a support tool. After considering the negative and positive aspects of using Anki, we conclude that it provides opportunities for learning English in the Brazilian context. |
Palavras-chave: | Anki - aplicativo Língua assistida - computador Língua inglesa - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português e Inglês |
Citação: | SILVA, André de Carvalho; RODRIGUES, Felipe Lorran da Luz. Uma análise das contribuições pedagógicas do aplicativo Anki para a aprendizagem de língua inglesa. 2022. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, AP, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/774 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA(2022), RODRIGUES (2022) UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons