Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ederson Wilker Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Rosana do Socorro Campos-
dc.creatorSILVA, Marlene Leitão da-
dc.creatorMONTEIRO, Verônica Manfredo-
dc.date.accessioned2023-02-09T13:50:22Z-
dc.date.available2023-02-09-
dc.date.available2023-02-09T13:50:22Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Marlene Leitão da; MONTEIRO, Verônica Manfredo. Educação híbrida no processo de ensino e de aprendizagem em matemática: estudo de caso no 8° ano do ensino fundamental em escola pública do município de Macapá- Amapá- Brasil. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/771-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the discussion of the aspects that permeate the hybrid education in Teaching and Mathematical Learning, as well as its methodologies and technologies, considering the challenges of the adaptations between face-to-face and distance education. It stands out among the main authors that support this project: Bacich et al (2015), Moran (2015), Leal (2017) and D' Ambrosio (1989). The place of the research is an Institution of Elementary Education of the City of Macapá/ AP and the subjects to be analyzed were the students of the 9th year and the teacher licensed in Mathematics, who participated voluntarily. So that we have the objective of analyzing THE HYBRID EDUCATION IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING IN MATHEMATICS: Case Study in the 8th year of Elementary School in Public School of the City of Macapá- Amapá- Brazil, more specifically, to investigate the methodology and tools for teaching mathematics in the final grades of elementary school; investigate the teaching and student learning and the subjects investigated will be a teacher and 9th grade students about the discipline of mathematics and present the results of research on the technological tools used for the hybrid teaching of mathematics in the final years of Elementary School. The discussions of data collected and analysis, we consider that there is still difficulty on the part of teachers and students to adapt to technologies and digital education platforms. But that during the pandemic period, such resources were essential to continue with the teaching and learning of students. In this sense, it is necessary to overcome a merely instrumental view of the use of technologies and affirm the right to connectivity in a critical and creative educational perspective.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática a discussão os aspectos que permeiam a educação híbrida no Ensino e na Aprendizagem Matemática, bem como suas metodologias e tecnologias, considerando os desafios das adequações entre o ensino presencial e a distância. Destaca-se entre os principais autores que embasam este projeto: Bacich et al (2015), Moran (2015), Leal (2017) e D’ Ambrosio (1989). O local da pesquisa é uma Instituição de Ensino Fundamental do Município de Macapá/AP e os sujeitos analisados foram os alunos do 9º Ano e o docente licenciado em Matemática, os quais participaram voluntariamente. De modo que temos o objetivo de analisar a EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: Estudo de Caso no 8° ano do Ensino Fundamental em Escola Pública do Município de Macapá- Amapá- Brasil, mais especificamente, averiguar a metodologia e ferramentas de ensino da matemática nas séries finais do ensino fundamental; investigar o ensino e aprendizagem estudantil e os sujeitos investigados será um professor e os alunos do 9º ano acerca da disciplina de matemática e apresentar os resultados da pesquisa sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas para o ensino híbrido da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. As discussões dos dados coletados e das análises, consideramos que ainda há dificuldade por parte dos professores e alunos para se adequarem às tecnologias e as plataformas digitais de educação. Mas que durante o período pandêmico, tais recursos foram essenciais para prosseguir com o ensino e aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, é necessário superarmos uma visão meramente instrumental do uso das tecnologias e afirmamos o direito à conectividade numa perspectiva educacional crítica e criativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marlene Silva (marlenysousa.ml@gmail.com) on 2023-01-27T23:52:42Z No. of bitstreams: 1 TCC-Leitão&Manfredo-2022.pdf: 1640205 bytes, checksum: 6f37f487013b843f03f44c2000ba610a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Marlene!!!1 Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC: Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. Veja: 1 - o título deve ser redigido em letras minúsculas; 2 - as palavras-chave devem ser redigidas cada uma em campo diferente e com as iniciais maiúsculas; 3 - em “Citar como”, você deve redigir a referência do seu TCC, conforme a NBR 6023/2018. Veja o modelo de Referência de Trabalhos Acadêmicos no Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos. Para a correção de Formatação do seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. Lá você encontra também um template para TCC. Veja: 1 - corrigir a margem inferior da capa e da folha de rosto. Ela deve ter apenas 2cm. Veja a diferença de uma para outra; 2 - na folha de rosto, levantar mais o texto recuada. está muito abaixo da metade da folha; 3 - refazer a ficha catalográfica, o título está em letras maiúsculas e as linhas estão sobrepostas uma na outra. Faça o print apenas da ficha para colocar no trabalho. Qualquer dúvida, olhe o tutorial de ficha catalográfica; 4 - corrigir o alinhamento da epígrafe, pois ela é alinhada a 4cm da margem esquerda; 5 - corrigir a formatação das palavras-chave; 6 - diminuir o espaço entre os resumos e suas palavras-chave. Apenas um espaço em branco; 7 - corrigir a fonte da página do Abstract. Por favor, siga as orientações do Guia em seu trabalho. Não podemos aceitar trabalho de qualquer jeito; 8 - corrigir o alinhamento das margens da direita das listas e do sumário. Deve ter 2cm de margem direita e as páginas devem ser alinhadas nessa margem; 9 - no sumário, diminuir o espaço entre os indicadores numéricos e os títulos das seções. Os tilos das seções devem estar alinhadas no maior indicador numérico; 10 - no corpo do texto, retirar os espaço entre parágrafos. Esse espaço não existe. O que existe é o espaçamento dde 1,5 entrelinhas; 11 - dar sempre um espaço em branco entre as seções e seus textos; 12 - nunca deixe a seção em uma página e seu texto em outra. Veja a seção 4.1.2. Inclusive, retire o destaque em negrito desta seção, pois não se destaca; 13 - corrigir a formatação da página das referências. Veja as orientações no Guia. Faça uma revisão em seu TCC utilizando o Guia de Formatação, antes de fazer um novo depósito, para evitar que volte para ajustes. on 2023-01-30T14:16:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marlene Silva (marlenysousa.ml@gmail.com) on 2023-01-30T19:26:17Z No. of bitstreams: 1 Monteiro & Silva-2022.pdf: 1748688 bytes, checksum: a6ca14141194a4377b64963773aa3f36 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Marlene!! 1 - na descrição do depósito, você precisa corrigir a referência do título do seu trabalho, pois está em letras maiúscula; 2 - você precisa renomear seu arquivo, conforme solicitado no tutorial. Quanto as correções de formatação de seu trabalho: 1 - a margem inferior da capa e da folha de rosto continua errada. Veja que parece ter mais de 2 cm. Está muito grande. Veja o tamanho das margens no Guia; 2 - na folha de rosto, se você comparar a margem superior com a margem inferior verá que a metragem está invertida. Conforme o Guia, as margens esquerda e superior devem ter 3cm; já as margens inferior e direita devem ter 2cm; 3 - no corpo do texto, retirar o espaço entre os parágrafos. Esse espaço não existe. O correto é 1,5 entrelinhas e não entre parágrafos, ok? 4 - olha, tô percebendo que o tamanho das margens está tudo invertido. Corrija isso!!!! 5 - você deve sempre dar um espaço em branco entre as seções, tanto antes como depois. Veja como exemplo a seção 2 e 2.1. Estão muito próximas. O espaço serve para separá-las entre elas e entre seus textos; 6 - a página está muito próxima do texto. Acredito que seja porque o tamanho da margem superior esteja errado. A paginação fica posicionada 2 cm da margem superior e 2cm da margem direita, ok? 7 - A seção 3 deve começar em uma folha distinta e sem ponto; 8 - a seção 3.1 está sem destaque de negrito. Lembre que da mesma forma que está no sumário, deve está no corpo do texto; 9 - tem texto que está muito afastado da sua seção. É um espaço de 1,5 entrelinhas (um espaço em branco); 10 - a seção 4.1 está sem destaque de negrito. Lembre que da mesma forma que está no sumário, deve está no corpo do texto; 11 - a seção Referências fica centralizada na página; 12 - as Referências são alinhadas à margem esquerda da página. TODAS ESSAS ORIENTAÇÕES ESTÃO NO GUIA Infelizmente, continuarei rejeitando o trabalho que não estiver no padrão do Guia de Formatação. on 2023-02-01T23:20:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marlene Silva (marlenysousa.ml@gmail.com) on 2023-02-06T01:00:00Z No. of bitstreams: 1 SILVA(2022);MONTEIRO(2022)-EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.pdf: 1788752 bytes, checksum: 37a436c687634a03151c09f0a11a103a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Marlene Silva!! Solicito as seguintes correções: 1 - no sumário, corrigir a numeração das seções a partir de 4.1 (4.1.1, 4.1.2, 4.1.3). Corrigir também no corpo do texto; 2 - na página 30, faltou destacar com negrito a seção 3.1; 3 - na página 32, a seção 4 deve começar em folha distinta, pois se trata de uma seção principal; 4 - retirar o hiperlink (cor azul) de algumas referências. Após essas correções, faça um novo depósito on 2023-02-08T16:06:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marlene Silva (marlenysousa.ml@gmail.com) on 2023-02-08T21:06:34Z No. of bitstreams: 1 SILVA(2022);MONTEIRO(2022)-EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.pdf: 1788040 bytes, checksum: cea1792557588a953f010086f633e1f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2023-02-09T13:50:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA(2022);MONTEIRO(2022)-EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.pdf: 1788040 bytes, checksum: cea1792557588a953f010086f633e1f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-09T13:50:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA(2022);MONTEIRO(2022)-EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.pdf: 1788040 bytes, checksum: cea1792557588a953f010086f633e1f4 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação híbrida - matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - ensino a distânciapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEducação híbrida no processo de ensino e de aprendizagem em matemática: estudo de caso no 8° ano do ensino fundamental em escola pública do município de Macapá- Amapá- Brasil.pt_BR
dc.title.alternativeHybrid education in the teaching and learning process in mathematics: a case study in the 8th year of elementary school in a public school in the city of Macapá-Amapá-Brazil.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA(2022);MONTEIRO(2022)-EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons